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Martin-Brower assume controle acionário da MBB

Por Redação em 29 de janeiro de 2008 às 15h53 (atualizado em 25/04/2011 às 10h42)

Empresa investirá R$ 10 milhões ao longo de 2008 para expandir suas operações no segmento de food service

Após cinco anos operando em parceria e dividindo em partes iguais o controle acionário com a Bunge Alimentos, a Martin-Brower assumiu, no último dia 02 de janeiro, 100% das operações da MBB FoodService, joint-venture composta pelas duas companhias. Segundo o diretor da Martin-Brower para a América Latina, Tupa Gomes, a revisão do contrato era uma iniciativa prevista no acordo com os acionistas da MBB. Para ele, a iniciativa de operar com exclusividade promoverá a integração logística. “Nosso foco será no cliente. Teremos uma gestão direta e uma marca única no Brasil”, diz.

Gomes explica o porquê de formalizar, há cinco anos, uma empresa junto à Bunge. “Queríamos diversificar nossa carteira de clientes no Brasil, aprender um novo negócio e investir em novos mercados”, resume. Instalada no Brasil em 1982 para atender com exclusividade a McDonald’s, a Martin-Brower, após assumir o total controle da MBB, pretende explorar novos nichos. Redes de fast food e food service casual dining, hotéis, hospitais e cozinhas industriais, além do segmento de ‘broadline’ – restaurantes de rua – são, desde o início de janeiro, focos da companhia. Para isso, já estão previstos investimentos, garante o diretor. “Ao longo de 2008, investiremos R$ 8 milhões na frota e R$ 2 milhões em tecnologia para dar suporte às operações”, resume.

Expectativa

De acordo com o executivo, a decisão de investir no controle total da MBB – valor não revelado pelo executivo – faz parte de uma estratégia de crescimento da Martin-Brower no país. A iniciativa foi baseada em uma análise sobre o desempenho do mercado. “Constatamos um maior profissionalismo no segmento de food service no Brasil”, frisa.

Os números são otimistas. Gomes revela que apenas a Martin-Brower faturou no Brasil R$ 700 milhões em 2007. O resultado da MBB não é divulgado uma vez que a confidencialidade está estipulada no acordo com os acionistas. Porém, a previsão para este ano é de que, depois de consolidadas as operações, a receita atinja R$ 900 milhões. Mas não há como mensurar o volume a ser movimentado, revela o diretor, uma vez que cada cliente utiliza uma forma de medição – caixas, paletes e fardos, por exemplo.

O executivo informa que a empresa já é procurada por redes que buscam se consolidar no mercado brasileiro. “Acreditamos que este movimento seja a sustentação de nosso crescimento neste ano”, diz. Hoje, a Martin-Brower atua em dois mil pontos de venda por mês. Destes, 600 da rede McDonald’s.

Atualmente, a companhia conta com centros de distribuição e apoio localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Juiz de Fora (MG) e Recife. A estrutura dos armazéns é composta por áreas secas e áreas com temperatura controladas para resfriados e congelados. Nos locais, estão instaladas, ainda, antecâmaras refrigeradas. Dentre os serviços oferecidos estão a aquisição, armazenagem e distribuição de produtos secos, resfriados e congelados.

www.martin-brower.com.br

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