Novo espaço terá capacidade para quase dez mil posições-palete
Está em edificação na filial da Transportes Bertolini na cidade de Guarulhos (SP) um centro de distribuição (CD) com 8,4 mil metros quadrados e que terá capacidade para armazenar até 9,5 mil posições-palete. As obras tiveram início em junho do ano passado e o novo prédio terá um pé direito de 12 metros, contando ainda com plataformas retas de seis metros de largura, para até 30 veículos.
O CD é próprio e o valor investido em sua construção foi de R$ 8 milhões. Na cidade de Guarulhos, a Bertolini já possuía um armazém de quatro mil metros quadrados para operações de cross-docking e um armazém lonado de dois mil metros quadrados, ambos em áreas anexas ao novo centro, cujas operações irão permanecer independentes. Segundo Pedro Pompei, gerente-geral da empresa, a escolha de Guarulhos para uma obra de tamanhas dimensões levou em consideração o fato da empresa já estar instalada na região há vários anos em área própria, com terreno suficiente (total de 51 mil metros quadrados) para a expansão necessária.
Com inauguração prevista para julho, o CD prestará todos os tipos de serviços que envolvem armazenagem, como gestão de estoque, manuseio, montagem de kits e distribuição. “Temos uma demanda para cargas que aguardam agendamento para entrega”, afirma o diretor Comercial da empresa, Carlos Mensatto, acrescentando que o empreendimento terá a maior área para armazenagem de cargas da Transportes Bertolini e poderá ser tornar o maior CD de distribuição. “Acreditamos que os segmentos de eletroeletrônicos e duas rodas (motocicletas) serão os primeiros a utilizarem o novo espaço, mas podemos migrar para outras oportunidades”, completa Pompei.
No novo CD, a resistência do piso fabricado em concreto armado polido será superior a seis toneladas por metro quadrado e os boxes serão fechados para acomodação das cargas já separadas. A Bertolini irá instalar estruturas porta-paletes convencional e do tipo drive-in, mas ainda não definiu qual empresa será a fornecedora, assim como da solução WMS. Em relação aos equipamentos de movimentação, a empresa também está em fase de estudos de quem irá fornecer as empilhadeiras retráteis, as transpaleteiras e as esteiras.