Compra de três armazéns cobertos e de cais próprio na Bélgica impulsiona estratégia de internacionalização do Grupo
O Grupo Votorantim acaba de anunciar a aquisição de um terminal marítimo no Porto de Antuérpia (Bélgica) que centralizará a armazenagem e o manuseio de seus produtos exportados, criando um hub na Europa e integrando as operações de suas unidades locais. A negociação, iniciada há cerca de seis meses pela Votorantim International, foi fechada neste mês e o terminal foi adquirido da empresa belga Westerlund, provedora de serviços logísticos especializada na armazenagem e transporte de produtos florestais.
O negócio envolve três armazéns cobertos que somam 24,3 mil metros quadrados de área, um cais próprio de 11.250 metros quadrados e a prestação de serviços, por parte da Westerlund, do manuseio de cargas do Grupo Votorantim dentro do novo terminal portuário. “Com a aquisição poderemos integrar a armazenagem de nossos produtos e otimizar custos entre as unidades do grupo”, afirma Sérgio Fonseca, diretor de Logística da Votorantim Internacional. O novo hub em Antuérpia entrará em operação no início de fevereiro.
Entre os principais produtos exportados para a Europa pelas unidades industriais da Votorantim estão níquel, zinco, alumínio, suco de laranja concentrado, celulose e nitrocelulose. A expectativa é do hub promover uma significativa ampliação das exportações do Grupo para os países europeus, dobrando o volume de cargas exportadas à Europa até 2012 para 2,2 milhões de toneladas/ano.
Escolha pela Bélgica
A decisão de desenvolver o conceito de hub na Europa começou há cerca de um ano, quando foram iniciados estudos sobre as viabilidades operacional e econômica em seis portos europeus. A opção por Antuérpia levou em consideração a localização central do porto, as fronteiras belgas com Alemanha, França, Holanda e Luxemburgo e as rotas diretas para o Reino Unido.
Outro fato que contribuiu para com a escolha foi o de o Grupo Votorantim já possuir um ativo em Antuérpia – a área que acaba de ser adquirida é contígua à de um armazém da Votorantim Agroindústria, utilizado para armazenagem de suco de laranja concentrado. Além disso, a maioria dos clientes do grupo está localizada em um raio de 300 km da cidade.