Acordo entre as duas empresas oferecerá uma capacidade semanal de 2.500 TEUs
A japonesa NYK e a sul-coreana Hyundai Merchant Marine (HMM) anunciaram ontem um acordo de operação conjunta para o serviço de transporte de contêineres entre Ásia, África do Sul e a costa leste da América do Sul. O novo serviço, batizado de New Horizon Express (NHX), iniciará suas operações a partir da segunda quinzena de abril e substituirá o atual New Good Hope Express (NGX), operação conjunta entre a NYK, a Maersk Line e a Hamburg Süd.
O New Horizon Express terá uma saída semanal fixa e irá operar com dez navios (oito da NYK e dois da HMM), com uma capacidade semanal de cerca de 2.500 TEUs. A rota começará por Xangai e seguirá pelos seguintes portos: Ningbo e Hong Kong (China), Cidade de Cingapura (Cingapura), Durban (África do Sul), Santos (SP), Buenos Aires (Argentina), Itajaí (SC), Paranaguá (PR), Santos (SP), Itaguaí/Sepetiba (RJ), Cidade de Cingapura, Hong Kong e Xangai. Outros portos importantes na Ásia serão cobertos por navios de conexão.
Com o novo serviço, a NYK e a HMM têm como objetivo melhorar o nível da qualidade do serviço, por meio da integridade das grades de programação e dos transit times mais rápidos para os principais mercados dos países dos três continentes. “Esta nova configuração contribuirá para a NYK aprimorar seus serviços junto aos clientes destes mercados e permitirá à empresa utilizar sua grande tradição de serviços para a Ásia”, afirma Masato Katayama, chairman da NYK Line do Brasil.
Segundo Katayama, o volume de importação esperado para o Brasil com o novo serviço é de 800 a 1.000 TEUs por semana, enquanto para a exportação a NYK espera movimentar de 700 a 800 TEUs semanalmente. “Nas importações para o Brasil, a China é um dos mercados mais importantes e pode-se antecipar um crescimento contínuo”, afirma o chairman. “E há vários outros países em potencial, como a Tailândia, o Vietnã e a Indonésia, que poderão diversificar as cargas trazidas ao Brasil”. Em relação às cargas exportadas pelo Brasil, a meta é aumentar a presença da NYK no mercado reefer, principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina.