Empresa inaugura novo CD para dar maior suporte à demanda de transporte local
O braço de carga fracionada do Grupo Luft, a Luft Express, acaba de aumentar a sua capacidade de atendimento na capital carioca, com a inauguração de um novo CD (Centro de Distribuição), de 3.500 m², com oito docas para operações inbound e outbound.
A empresa, que já possui uma filial no estado, decidiu locar uma área no bairro de Cordovil, zona Norte do Rio de Janeiro, próximo à Linha Vermelha, para expandir sua atuação no segmento farmacêutico, que é bastante vigoroso na região, além de conquistar novos negócios.
Segundo Telma Santoro, diretora-geral da transportadora, a Luft Express vai fechar o ano de 2007 com um crescimento de 25% nas vendas, resultado gerado por uma movimentação de 1,2 milhão de volumes por mês em todo o Brasil – do total 300 mil correspondem ao estado do Rio de Janeiro. “Vamos ampliar nossa operação junto a clientes cativos, como GFK, Roche e Abbott, prospectar novos negócios e abrigar as operações de cross-docking a partir de São Paulo”, explica a executiva.
Embora o novo endereço não seja uma sede própria, a executiva relata que foram realizadas melhorias e adequações no layout, tudo a baixo custo. O item segurança é fator importante para a empresa. “Além de o CD estar em um condomínio empresarial, reforçamos a segurança com guaritas blindadas, eclusas, “garra de tigre”, sistema de monitoramento e outros aparatos”, detalha. No novo local há controle de temperatura e câmara fria, que conserva os produtos, em especial farmacêuticos, entre 2ºC e 8ºC.
Um diferencial da empresa, segundo Santoro, são os veículos isotérmicos (temperatura até 30ºC) e refrigerados (de –20ºC até 20ºC) e as carretas double-decker que a Luft Express mantém na frota de 350 caminhões e utilitários. “Neste ano adquirimos 80 novos carros, entre Sprinter truques e tocos da Mercedes-Benz para otimizar o atendimento”, comenta. Na necessidade de aumentar a quantidade de veículos para realizar a operação no novo CD, Telma garante que pode remanejá-los facilmente na rota São Paulo –Rio. O novo centro já emprega 89 funcionários.
Mas as mudanças não param por aí. Em janeiro próximo a Luft Express vai deslocar sua central operacional para o município de Itapevi, Grande São Paulo. “Será o CD mais moderno do país e o primeiro auto-sustentável, com certificado green building”, comemora Santoro.