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Fusão entre Alcis e RDC já dá resultados

Por Redação em 23 de novembro de 2007 às 14h15 (atualizado em 06/05/2011 às 10h10)

União entre as desenvolvedoras de sistemas de gestão de armazenagem e de transporte trouxe quatro novos clientes em menos de dois meses

Apesar da fusão realizada há pouco mais de dois meses, a Alcis (empresa especializada em sistemas para gestão de armazéns – WMS) e a RDC (empresa especializada em sistemas para gestão de transportes, ou TMS) já estão colhendo os frutos da união das duas soluções especialistas: quatro novos clientes assinaram contratos em um período de 45 dias após a parceria – antes da fusão, as empresas possuíam oito clientes em comum (com tratamentos particulares por cada uma delas) e agora a soma chega a 12.

A Alcis está no mercado há 12 anos, enquanto a RDC tem uma vida mais longa, 18 anos, ambas com capital 100% nacional. O primeiro contato entre as duas empresas ocorreu há quatro anos, quando participaram de um projeto conjunto no qual a Coimex Logística Integrada iniciou a prestação de serviços logísticos para a Embratel. Seguiram-se outros projetos, mas realizados somente em regime de parceria. “Sentimos que o mercado de logística amadurece a cada ano no Brasil e o conceito americano do one stop shop, que inclui serviços e capacitação em um mesmo pacote e que existe há vários anos naquele país, se consolida também por aqui”, explica Luís Antônio Rêgo, diretor-geral da Alcis, sobre os motivos da fusão. “Hoje está cada mais vez mais escasso o tempo para prospecção de soluções e podemos oferecê-las agora por meio de uma única empresa.”

O objetivo da fusão foi aumentar a sinergia e racionalizar custos e investimentos, criando uma base com técnicos especializados. Para as parceiras, a vantagem é ter menos mão-de-obra ociosa e, ao mesmo tempo, dispor de uma equipe maior para o atendimento aos clientes, que soma agora 70 pessoas. “Alguns funcionários já podem ser classificados como híbridos: eles são especialistas em WMS e passaram a ser especialistas também em TMS e vice-versa, o que permite fazer o merging de recursos”, explica Roberto Campos, diretor da RDC.

Rêgo e Campos ressaltam que a fusão entre as duas empresas é operacional, e não de constituição de pessoa jurídica, continuando cada uma com sua denominação. A decisão de não colocar as empresas em um mesmo espaço físico considerou que, apesar de trabalharem com soluções complementares, há uma fronteira entre elas: “O WMS separa um pedido e este é enviado para o embarque; no momento em que ele atravessa a doca, a responsabilidade do WMS é transferida para o TMS. Os operadores de cada sistema precisam preservar esta individualidade para sua segurança, daí a opção por manter cada empresa em suas instalações originais.”

A novidade da fusão é a criação da Arlog, holding que ficará responsável pelo controle e administração das duas empresas em um terceiro endereço: “A Arlog será a inteligência do negócio, a Alcis a fábrica de WMS e a RDC, a de TMS e ERP”, resume Campos.

O aumento da sinergia comercial será complementado a partir da criação de uma única estrutura no exterior: ambas possuem clientes na Argentina e no Chile, com atendimento isoladamente sob demanda; no início de 2008, uma filial em um dos dois países (em processo de escolha) será inaugurada e estará voltada ao lado estratégico dos negócios, e não ao desenvolvimento de soluções. Está também nos planos da nova empresa a abertura de uma unidade na Venezuela no próximo ano.

Primeiros resultados

Um dos primeiros resultados da fusão, para os clientes, foi a inclusão de um módulo fiscal, desenvolvido pela RDC, no WMS da Alcis, agora capaz de emitir notas fiscais no chão de fábrica. “A atribuição normal de um WMS não é a emissão, mas sim informar os itens separados, em qual quantidade e para quem, permitindo ao ERP fazer a tributação e emitir a nota fiscal”, explica Rêgo. A nova ferramenta, completa ele, foi desenvolvida com a intenção de atender principalmente às pequenas empresas, que muitas vezes não possuem nem sequer um ERP, e podem assim ter acesso às soluções com um investimento reduzido.

Outra mudança foi na ferramenta da Alcis denominada Dashboard, um painel de controle de operações logísticas criado para facilitar a visualização dos inúmeros processos em uma operação, de maneira simultânea e em tempo real; como a RDC dispunha de uma ferramenta similar, seguindo o mesmo conceito, os recursos de investimento foram concentrados e já foi lançado o Dashboard 2, com a inteligência das duas soluções em um único layout.

Novos clientes

Entre os clientes atuais, a Alcis e a RDC estão trabalhando atualmente no processo de uniformização das plataformas de software da Tegma, operadora logística que ampliou recentemente os seus serviços com a compra da Coimex Logística Integrada (CLI) e da BoniGATX (ver matéria na edição de junho da Tecnologística), em um processo de expansão iniciado em 2004 com a compra da Catlog. As quatro empresas irão utilizar o mesmo WMS e o mesmo TMS: “Elas são complementares, mas não similares: a Tegma é voltada ao transporte de carga geral e veículos; a Catlog realiza operações para a indústria automotiva; a CLI, operações logísticas e alfandegadas em geral; e a BoniGATX é especialista em cargas a granel”, explica Rêgo. Somente a CLI utilizava anteriormente soluções das duas empresas.

Outro cliente em processo de unificação das plataformas de sistemas é a joint-venture Power Transmission Alliance (PTA), formada pela Goodyear, SKF e o Grupo Martins, em fase final de revisão de estrutura para a ampliação das soluções nas novas plantas. A fabricante de pneus e a fabricante de rolamentos, que compartilham um armazém operado pelo Martins, necessitavam de uma solução TMS totalmente integrada ao WMS da Alcis devido ao aumento de volume das operações. Foi então que a Alcis e RDC apresentaram a solução integrada de WMS e TMS, com bons resultados nos testes iniciais e hoje em processo de implementação.

www.alcis.com.br

www.rdc.com.br

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