Expansão de serviços inclui ainda uma aliança com Xpedex
A provedora global de serviços logísticos Geodis prossegue em sua estratégia de expandir a presença no mercado global de freight forwarding. Pouco menos de um ano após a compra da holandesa TNT Freight Management (hoje, GW Freight Management no Brasil), a empresa acaba de anunciar a aquisição da Rohde & Liesenfeld (R&L), companhia internacional sediada na Alemanha e também especializada em freight forwarding. As duas empresas são parceiras desde 2002, quando estabeleceram a rede logística mundial denominada “The Global Alliance”, e juntas terão 27 mil funcionários espalhados em cerca de 120 países.
A compra da R&L reforçará a divisão de freight forwarding da Geodis e ampliará a sua cobertura geográfica, pois a empresa tem uma presença importante na Alemanha (34% do faturamento), América Latina (17%) e África do Sul (16%). A estimativa de faturamento da R&L para 2007 é de 270 milhões de euros, provenientes de suas operações de freight forwarding e projetos industriais. No Brasil, a R&L conta com um representante, a Itatrans, que continuará as operações com os contratos em vigor, segundo Paulo José Pasqualino, gerente de Projetos da GW Freight Management.
O anúncio da compra da R&L acontece simultaneamente à constituição de uma aliança estratégica global entre a Geodis e a Xpedex, provedora de serviços logísticos com base nos Estados Unidos – com 1.200 caminhões e 7.600 empregados, a empresa alcançou um faturamento de US$ 6,7 bilhões no ano passado. A nova parceria contempla uma ampla gama de serviços logísticos, incluindo operações aéreas e marítimas, transporte multimodal, gerenciamento de inventário e logística reversa. A cobertura abrange a América do Norte, Europa, África, Ásia e América do Sul.