Ibovespa
130.066,95 pts
(0,65%)
Dólar comercial
R$ 5,66
(-0,52%)
Dólar turismo
R$ 5,90
(-0,60%)
Euro
R$ 6,13
(-0,11%)

Iveco apresenta os novos Daily e Stralis

Por Redação em 8 de outubro de 2007 às 16h23 (atualizado em 20/04/2011 às 17h52)

Produzidos na fábrica da montadora em Sete Lagoas, modelos incorporam novidades na mecânica e no design, com versões luxuosas

A montadora italiana Iveco está apresentado ao mercado brasileiro duas versões de veículos de sua linha, o utilitário Daily e o caminhão pesado Stralis. Lançados na Europa no ano passado, os modelos são sucesso de vendas em suas categorias. O Daily, disponível a partir deste mês no Brasil, teve mais de 80 mil unidades vendidas e ganhou dois títulos de campeão europeu. Já o Stralis é o mais vendido de sua categoria no país e a nova versão estará disponível a partir de novembro. Ambos os modelos são fabricados na planta brasileira da Iveco, em Sete Lagoas (MG).

O novo Daily está equipado com o novo motor diesel high speed Iveco FIC, eletrônico de última geração, com quatro cilindros, 3.0 litros, duplo comando e 16 válvulas, injeção common-rail Bosch, turbo intercooler e comando a corrente. Ele possui duas opções de potência: uma com 136 cv a 3.500 rpm e torque de 31 kgfm entre 1.500 e 3.200 rpm; e outra com 155 cv a 3.500 rpm e torque de 41 kgfm entre 1.700 e 2.600 rpm. As faixas de torque plano, amplas, reduzem a necessidade de troca de marchas, proporcionando retomadas mais rápidas e maior vigor para superar aclives, trazendo mais agilidade no tráfego urbano. O motor está pronto para operar com biodiesel B5, está certificado para a norma Euro III e preparado para atender a Euro IV.

Outro destaque da linha Daily é seu desenho. Assinado pelo famoso designer italiano Giorgetto Giugiaro, foi totalmente reformulado. A cabine foi projetada dentro do conceito de célula de segurança, com foco na ergonomia. O modelo possui portas maiores e com ampla abertura, degraus de acesso com boa altura em relação ao solo, facilitando o acesso de pessoas e cargas. Internamente, o novo Daily tem mais espaço, bancos mais confortáveis e melhor iluminação.

O painel de instrumentos é eletrônico e de fácil leitura, tendo entre os opcionais o piloto automático e o ar condicionado. A área envidraçada aumentou, proporcionando maiores visibilidade e segurança, auxiliadas pelos novos retrovisores, bastante amplos, e que agora incorporam luz direcional.

As características do Daily

O novo Daily está disponível em cinco diferentes versões de entre-eixos e duas opções de motorização, num total de 15 configurações diferentes possíveis. A linha se divide ainda em seis diferentes opções de projeto, quatro para Furgões e duas na versão chassi-cabina. São elas:

- Furgone 35S14, com teto baixo e teto médio, possui capacidade de carga útil de 1.140 kg e PBT de 3.500 kg; entre-eixos de 3.000 mm, rodado simples e motorização de 136 cv, a mais potente do segmento. A opção de teto baixo permite carregar até 8,3 metros cúbicos, com altura interna de 1.545 mm. Já a versão de teto médio tem capacidade volumétrica para 10,2 metros cúbicos, com altura de 1.900 mm.

- Gran Furgone 35S14 e 55C16, ambos com teto médio. Possuem entre-eixos de 3.300 mm e duas versões de motorização: a 35S14 é equipada com motor de 136 cv, rodado simples e permite o transporte de volumes de até 12 metros cúbicos. A carga útil é de 1.035 kg e PBT de 3.500 kg. A versão 55C16 incorpora motor de 155 cv e 41 kgfm, rodado duplo e possui capacidade de carga útil de 2.770 kg e PBT de 5.300 kg. Esta última versão é indicada para entregas intermunicipais e transporte de cargas de alto peso específico.

- Maxi Furgone 55C16 tetos médio e alto. A maior versão da Iveco e o maior furgão original de fábrica do mercado brasileiro tem também chassi com o maior entre-eixos da linha: 3.950 mm. Ele apresenta também duas versões, de tetos médio e alto, ambas com rodado duplo. A versão de teto médio tem altura interna de 1.900 mm e carrega até 15,6 metros cúbicos, carga útil de 2.640 kg e PBT de 5.300 kg. Já a versão de teto alto vem com altura interna de 2.100 mm, volume de 17,2 metros cúbicos e carga útil de 2.600 kg. O Maxi Furgone 55C16 pode ser utilizado em diversas aplicações, como entregas urbanas intermunicipais para cargas de grandes volumes, podendo ser utilizado ainda como posto de atendimento móvel, entre outras aplicações.

- Daily Vetrato. Baseado na versão 55C16 teto médio, destinada ao transporte de passageiros.

- Chassi-cabina 35S14. Com capacidade de carga de até 1.495 kg e tração máxima de até 6.500 kg, a versão utiliza o motor de 136 cv, a maior potência da categoria. Ele também tem a maior cilindrada (3.0 litros), embreagem de 280 mm e pneus de 16 polegadas, oferecendo maior robustez, durabilidade e menor consumo de combustível. O Daily 35S14 está disponível em três opções: 3.000mm, 3.450 mm e 3.750 mm. Seu rodado simples permite a condução por motoristas com carteira B, pagando, portanto, menos pedágio. Ele é indicado para aplicação em serviços de reparos de redes públicas, entregas urbanas rápidas e transporte de cargas volumosas e de alto peso específico.

- Chassi-cabina 55C16. Com até 6.0 t de PBT, é equipado com motor Iveco FIC de 155 cv, torque máximo de 41 kgfm, mantido em faixa plana de 900 rpm. Ele apresenta como vantagens o menor número de troca de marchas, devido à quinta marcha mais longa, retomadas mais rápidas, menor consumo de combustível e maior velocidade operacional. Disponível em duas opções de entre-eixos (3.450 mm e 3.750 mm) o modelo tem chassi mais leve, podendo transportar até 200 kg a mais, com opção de cabine dupla.

O robusto Stralis

Consagrado no mercado pela robustez e baixo consumo de combustível, o Stralis (foto abaixo) recebe em novembro sua nova versão, disponível nas configurações 4x2, 6x2 e 6x4, com duas motorizações – 380 cv e 420 cv – oferecendo ao todo cinco versões, todas com cabine leito e opções de teto alto ou baixo. Lançada há apenas sete meses no mercado europeu, a versão tem a cabina como destaque. Ela traz painel de instrumentos com novo desenho, de fácil visualização e leitura, e incorpora um computador de bordo com visor de cristal líquido, posicionado à frente do motorista.

Iveco apresenta os novos Daily e Stralis
O aparelho disponibiliza informações importantes sobre as condições do conjunto mecânico, como nível de óleo do motor no momento da partida, pressão do óleo e do ar do sistema de freios. Ele também é um instrumento de gerenciamento da frota que permite ao motorista controlar constantemente o seu desempenho na direção, mapear dois trechos de viagem, com dados da distância percorrida, velocidade média, consumo de combustível e tempo de viagem, fazendo ainda o check-up de todo o sistema. Em caso de anomalias, o sistema indica o código e freqüência da ocorrência.

Os itens de série incluem itens de conforto como, porta-objetos, cama mais larga, CD player e travamento central das portas, além de banco do motorista com suspensão e ajuste pneumático (opcionais para o banco do passageiro), bem como da coluna de direção, permitindo uma perfeita posição para dirigir. Como opcionais da linha, a Iveco disponibiliza freios ABS, ar condicionado, cama superior, defletor de ar, geladeira e buzina a ar.

O novo Stralis vem equipado com o motor Cursor 13, de ótimo desempenho e baixo consumo de combustível. Ele possui 13 litros de capacidade e seis cilindros, disponível em duas versões: a de 380 cv entrega 183 kgfm de torque máximo constantes entre 1.000 e 1.400 rpm; na versão de 420 cv, são 194 kgfm entre 1.000 e 1.500 rpm. O motor incorpora o freio-motor por descompressão Iveco Turbo Brake, que atinge potência de frenagem de 347 cv a 2.400 rpm.

A caixa de mudanças de série em toda a linha Stralis é a ZF Ecosplit 16S 2280 TO, de 16 marchas sincronizadas à frente com 16a velocidade Overdrive e duas à ré. Outro diferencial é o sistema auxiliar de engate Servoshift, que permite mudanças de marchas suaves e precisas, semelhantes a um automóvel.

A suspensão, os freios e os eixos da linha foram mantidos. O eixo dianteiro possui lubrificação a óleo nos cubos, mais eficiente que a graxa, reduzindo a freqüência de manutenção. A versão 4x2 oferece ainda a opção de redução do eixo traseiro.

A nomenclatura dos novos Stralis segue o padrão mundial da Iveco: os três primeiros números indicam o PBTC; a letra intermediária S faz referência do nome Stralis; os dois números seguintes indicam a potência do motor e as letras ao final significam cavalo mecânico (T ou Tractor); TZ indica que a tração é 6x4 mecânica e HR faz referência ao eixo traseiro com redução no cubo. Os cinco modelos Stralis são: 490 S 38T, 490 S 42T (4X2), 570 S 38T, 570 S 42 T (6X2) e 740 S 42T (6X4).

www.iveco.com.br


 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar