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FedEx Express estabelece acordo com VarigLog

Por Redação em 21 de agosto de 2007 às 16h37 (atualizado em 06/05/2011 às 11h53)

Empresa aumentará capacidade de carga nas rotas entre Brasil e EUA e na região do Cone Sul

A FedEx Express anunciou hoje o aumento de sua capacidade de carga na região do Cone Sul da América Latina (Brasil, Argentina e Chile) e entre o Brasil e os EUA para atender à crescente demanda de mercado nas regiões. A presença na América Latina foi ampliada nos primeiros dias do mês de agosto com o início do acordo de serviços com a VarigLog e, inicialmente, as duas empresas irão cooperar com um interline, pelo qual elas irão transferir cargas de um vôo para outro, mas a serem operados sob os códigos das companhias.

Após receber as aprovações governamentais, as duas empresas pretendem implementar um code-share com acordo de espaços bloqueados, pelo qual cada uma delas permitirá à outra utilizar um determinado espaço em suas aeronaves que operam no Cone Sul. “Iniciamos a operação com esse acordo interline de reserva parcial de cargas e a parceria final deverá ser aprovada pelos três países em cerca de dois meses”, afirma Carlos Ienne, diretor-geral Executivo da FedEx Express para o Distrito Mercosul. “A partir de então, as empresas terão um espaço estabelecido nas aeronaves”.

De segunda a quinta-feira, a FedEx Express poderá utilizar espaços de uma das aeronaves da frota B757, recém-adquirida pela VarigLog e, aos sábados, a VarigLog terá acesso a espaços nas aeronave MD11 da FedEx (ver alteração da frota abaixo). Os valores referentes ao acordo não foram divulgados pelas empresas.

A capacidade adicional permitirá à FedEx oferecer o serviço International Priority Freight (para cargas acima de 68 kg e até 1.000 kg, com tempo definido de entrega) tanto para os países do Cone Sul entre si quanto dentro e fora da Argentina e do Chile. A previsão da parceria é triplicar a capacidade de carga disponível para a área, principalmente de peças e partes automotivos, eletroeletrônicos e tecidos.

“Não havia capacidade suficiente de transporte para estas cargas na aeronave utilizada anteriormente, um ATR 72 para seis toneladas”, explica Carlos Ienne, diretor-geral Executivo da FedEx Express para o Distrito Mercosul. “Agora, com o Boeing 757F, que tem capacidade para 30 toneladas e realiza vôos em etapas de até cinco horas sem necessidade de reabastecimento, esta limitação de cargas da FedEx acabará”, completa João Luis Bernes de Sousa, presidente da VarigLog.

Nova aeronave

Desde o início de agosto, os vôos operados de segunda a quinta-feira entre o Aeroporto de Viracopos, situado em Campinas (SP), e o hub central da FedEx Express em Memphis (EUA) não são realizados mais por uma aeronave MD10, mas por um MD11 – aos sábados, o dia de maior demanda de cargas, a empresa já operava com esse modelo de maior capacidade, cuja média é de 60 toneladas. A troca de equipamentos durante a semana possibilitará à FedEx um acréscimo de 36 toneladas semanais na capacidade total de transporte, resultando em 385 toneladas por semana, o que significa um aumento de cerca de 10% em relação à capacidade anterior.

www.fedex.com/br
www.variglog.com

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