Transit time entre porto cearense e Europa estará na faixa de nove a 16 dias
A partir de agosto, a Aliança e a Hamburg Süd passarão a escalar Pecém, no Ceará, todas as terças-feiras com o serviço River Plate Express, entre a o leste da América do Sul e a Europa. A mesma linha atenderá semanalmente Buenos Aires, Montevidéu, Rio Grande, Santos e o porto cearense, seguindo diretamente para Roterdã (Holanda), Tilbury (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha), Antuérpia (Bélgica) e Le Havre (França).
Os navios operados nesse sling fazem parte da classe Monte, que reúne as maiores embarcações operadas na costa da América do Sul – cada uma delas tem capacidade de 5.560 TEUs e 1.365 tomadas para contêineres refrigerados. Com a nova oferta, Pecém será o último porto escalado na costa brasileira, oferecendo um transit time de nove dias (Roterdã) a 16 dias (Le Havre).
O primeiro navio a escalar Pecém será o Aliança Mauá, no dia sete de agosto. “Com o serviço direto do Ceará para a Europa, esperamos movimentar cerca de três mil contêineres de melão entre agosto de 2007 e março de 2008”, afirma Henrik Simon, diretor de Carga Reefer da Hamburg Süd. O Vale do Rio São Francisco, onde estão Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), é responsável pela produção anual de 1,5 milhão de toneladas de frutas e hortaliças. “Acreditamos que o novo serviço conseguirá atender bem à demanda dos produtores regionais”, acrescenta ele.