Purina é o primeiro cliente da operadora logística
De olho na expansão do mercado de alimentação animal, que fechou 2006 com um crescimento de 2,5% e alcançou a produção de 48,4 milhões de toneladas, a operadora logística AGV está ampliando sua atuação e começou a atender empresas de nutrição animal, tendo a Cargill-Purina como seu primeiro cliente. A prestadora de serviços assumiu em maio a logística in-house do cliente na unidade de Paulínia (SP) e está responsável pelo recebimento de ingredientes (matérias-primas), transferências interfábricas, movimentação e expedição interna de produtos acabados e pelos carregamentos de ingredientes e produtos acabados. A operação envolve 80 funcionários da AGV.
A movimentação envolve, com exceção dos produtos a granel, todas as linhas de produtos da unidade, como embalagens, ingredientes e produtos acabados das linhas de eqüinos, bovinos, suínos, ovinos, caprinos, animais de laboratório, avicultura e aqüacultura, além de suplementos minerais e premixes (pré-misturas adicionadas em diversos produtos para enriquecer a alimentação dos animais). “No caso dos produtos a granel, as atividades de carregamento são altamente mecanizadas e a expedição não depende do trabalho humano do operador logístico, ao contrário dos outros itens, que são paletizados”, explica Guilherme Azevedo, diretor de Operações da AGV.
De acordo com Vasco Carvalho Oliveira Neto, presidente da empresa, a AGV analisou diversos segmentos estratégicos visando à expansão de seus negócios. “Estudamos várias possibilidades e percebemos que as projeções apontavam para um forte crescimento do segmento de nutrição animal. Ao mesmo tempo, verificamos a carência de operadores logísticos focados nessa atividade e decidimos prospectar e propor soluções logísticas para essas empresas”, afirma ele. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), a expectativa para 2007 é de um crescimento de 7% do segmento.
A AGV espera crescer consistentemente no segmento de nutrição animal até o final de 2007 e, além da Purina, já iniciou as operações de outra empresa do setor, a Ouro Fino Nutrição Animal, com armazenagem realizada em um dos CDs da operadora logística em Vinhedo (SP) e distribuição para diversos estados. O faturamento total esperado pela AGV este ano, em todos os setores de atuação, é de R$ 102 milhões, em uma meta de crescimento anual de 35% nos próximos cinco anos.