Serviço agora é disponibilizado nas 14 filiais da empresa
A Panalpina Brasil divulgou que está expandindo seu serviço de Documentação de exportação, que passa a ser oferecido agora em suas 14 filiais espalhadas pelo Brasil. Antes restrito a clientes do interior de São Paulo, atendidos pela unidade da empresa instalada em Campinas, o serviço conta, hoje, com uma estrutura dedicada. Segundo o gerente de Marketing e Vendas da Panalpina Brasil, Cristiano Koga, 12 profissionais prestam assistência aos clientes.
Através do Documentação Expressa, a Panalpina inclui todas as informações do processo, como produto, classificação fiscal, descrição da mercadoria em inglês, português e espanhol, bem como detalhes da operação. Em seguida, a empresa produz um manual de procedimentos com as particularidades do cliente para a emissão dos documentos necessários na exportação, como a fatura comercial, packing list, certificados, entre outros documentos necessários.
A empresa destacou um funcionário da área de vendas especialmente para divulgar e oferecer o produto, que está viajando pelas filiais e visitando clientes atuais e potenciais. Segundo Koga, a empresa está na fase de posicionamento do produto nas demais filiais.
A expansão não exigiu investimentos em tecnologia, apenas a duplicação do sistema que já funcionava em Campinas. “Esse sistema gerencia toda a parte documental da exportação, a confecção dos principais documentos, como a fatura comercial e o certificado de origem”, resume. O gerente conta que, inserindo as informações no sistema, como, por exemplo, nome da empresa, CNPJ, local de entrega, local de embarque, destino e nome do comprador, a tecnologia automaticamente gera os documentos com o logo e com papel timbrado do cliente.
O executivo lembra que o serviço está agregado à atividade principal da companhia – frete aéreo, frete marítimo e supply chain management. “Não existe ainda uma participação expressiva deste serviço em nossos negócios. Nosso portfólio é composto por cem clientes de um universo total na Panalpina Brasil de 3.800”, diz. Segundo Koga, a meta do serviço é agregar valor à logística internacional do cliente e fidelizá-lo. “Muitos clientes têm o departamento de documentação interno, mas observamos no mercado de comércio exterior que as empresas estão terceirizando alguns serviços e o de documentação é um deles”, constata.
São três os segmentos atendidos pela Panalpina: high tech, farmacêutico e automobilístico. O gerente ressalta que a adequação necessária na documentação se restringe à inserção de informações de acordo com as características e a classificação do produto. Ele exemplifica. “A indústria automobilística importa e exporta componentes. Já a farmacêutica importa matéria-prima e exporta medicamentos e a indústria de alta tecnologia importa componentes eletrônicos e exporta celulares”, informa.
Koga salienta que o sistema admite o recebimento de informações de qualquer tipo de indústria. Ele divulga que o setor varejista e a indústria da moda são dois segmentos em que a Panalpina deve iniciar os trabalhos com o serviço de documentação.