O Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) acaba de lançar a 12ª edição da Série Estudos Ferroviário, publicação anual que compila trabalhos sobre o desenvolvimento do setor ferroviário de carga e de passageiros, com seus compromissos e projetos. A nova edição tem 74 páginas, com textos, gráficos e tabelas, e aborda temas como a construção dos trechos Norte e Sul do ferroanel de São Paulo e as prioridades do setor metro-ferroviário.
De acordo com o novo estudo, a segregação das linhas de cargas e de passageiros é inadiável já que ambos os sistemas enfrentam uma pressão de demanda devido aos congestionamentos de trânsito (passageiros) e o aumento das exportações (cargas). O transporte diário de passageiros nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderá chegar a três milhões de pessoas/dia em 2010, e a construção do ferroanel permitirá o crescimento das movimentações de granéis e outras cargas pelo porto de Santos, que responde por 41% dos contêineres movimentados no Brasil.
O lançamento traça o perfil das ferrovias brasileiras e os desempenhos das concessionárias (desde que assumiram as malhas em 1996) e das operadoras de transporte de passageiros, discutindo a fase das grandes encomendas para o segmento ferroviário de cargas e a oferta dos serviços de manutenção e modernização da frota existente. Os exemplares são distribuídos gratuitamente e os interessados devem entrar em contato pelo e-mail simefre@simefre.org.br.