Operações intralogísticas na Unigel serão executadas em quatro plantas do grupo na Bahia
Provedor logístico voltado à oferta de serviços integrados em toda a cadeia de suprimentos, atuando desde a gestão do fornecimento de insumos até a distribuição do produto acabado, a In-Haus iniciou, em 11 de junho, as operações in-house de quatro das sete plantas do Grupo Unigel. Todas as unidades atendidas estão localizadas na Bahia: no município de Camaçari, os clientes atendidos são a Policarbonatos (localizada dentro da fábrica da Dow) e a Acrinor, cuja linha de produtos inclui a acrilonitrila, produto químico utilizado na fabricação de resinas. As outras duas empresas, na cidade de Candeias, são a Proquigel e a Uniplast (antiga Resarbrás Acrílicos), a primeira com uma extensa linha de produtos químicos e a segunda especializada na fabricação de chapas acrílicas e resinas.
O processo de implantação das operações no grupo teve início em abril e o contrato tem duração de cinco anos, envolvendo cem funcionários nas operações das quatro plantas. “A implantação na Unigel exigiu dois meses de planejamento, a partir da definição do contrato”, explica Rodrigo Guerra, diretor de Novos Negócios da In-Haus. “Este tempo foi utilizado na definição do quadro de funcionários, além do planejamento da gestão do almoxarifado e da contagem de inventário, tanto dos produtos acabados quanto dos insumos utilizados na fábrica”.
A Unigel decidiu consolidar as operações logísticas, anteriormente pulverizadas no estado em diversos prestadores de serviços, em um único prestador para permitir a unificação dos processos de qualidade e segurança. “A In-Haus irá operar em praticamente todas as áreas das plantas, incluindo as balanças, o almoxarifado e os armazéns de itens produtivos e improdutivos, até as operações de movimentação interna e expedição/recebimento”, afirma Ricardo Hamad, gestor do Contrato da Unigel.
As operações de balança, por exemplo, ocorrem na entrada e saída dos caminhões das plantas, com a pesagem e a emissão das notas fiscais para os clientes; em seguida, o recebimento é executado, com a contagem e a verificação dos insumos, incluindo granéis líquidos, sólidos e caixas.
Como a Unigel possui uma divisão de petroquímicos e também de químicos, as operações de carga e descarga incluem ainda os caminhões isotanques e tambores, ou seja, produtos sólidos e líquidos. “Para a In-Haus, a grande novidade do contrato são justamente as operações químicas de carga e descarga de produtos líquidos perigosos, como ácido sulfúrico, que necessitam de cuidados especiais. As operações que tínhamos anteriormente eram com produtos de baixa periculosidade e foi necessário um treinamento específico do pessoal das plantas”, explica Guerra. Estão previstas também a armazenagem e a expedição de líquidos e resinas em tambores e a gestão dos almoxarifados das plantas, com contagem cíclica.
Expertise no segmento
Segundo o diretor, a escolha da In-Haus foi motivada pela expertise da operadora logística adquirida em experiências recentes de planejamento de mudança na Braskem (com duas plantas no Rio Grande do Sul e expedição aproximada de um milhão de toneladas/ano) e na Petroquímica Triunfo. “Hoje, temos uma forte atuação em petroquímicos e a nossa experiência no segmento consegue ser transferida para os setores de químicos e de fertilizantes, que representam boa parte das atividades realizadas para o Grupo Unigel, cujas operações a granel são similares”, explica Guerra.
A meta em da operadora logística 2007 é alcançar um crescimento de 24% no faturamento com suas operações in-house, atingindo cerca de R$ 35 milhões – em 2006, foram R$ 28 milhões. Para ajudar a cumpri-la, a In-Haus iniciou, no mês de março, as operações internas da Petroquímica Triunfo, com uma equipe de 30 funcionários para a expedição de 170 mil toneladas/ano.