TA investe em frota climatizada e amplia quadro de profissionais com formação específica para a área
A fim de aumentar a sua presença no transporte de produtos farmacêuticos, a Transportadora Americana acaba de investir na compra de uma carreta climatizada de três eixos com capacidade para 25 toneladas. A aquisição faz parte dos planos da empresa de incrementar o faturamento proveniente das operações com medicamentos e vacinas para as regiões Sul e Sudeste: “Hoje, esse segmento representa 23% da nossa receita e a expectativa é atingir 35% nos próximos 18 meses”, informa Raul R. Maudonnet, gerente Geral de Vendas da TA, sem divulgar os valores.
A empresa tem em suas filiais estratégicas para este mercado – Campinas, Americana e São Paulo (SP); Rio de Janeiro e Belo Horizonte – áreas segregadas para o acondicionamento de produtos controlados, comumente identificados como “tarja preta”, de acordo com a portaria 344 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata das substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.
Para gerenciar todo o processo de distribuição, a TA investiu também na contratação de profissionais qualificados do setor farmacêutico. “Acabamos de contratar cinco farmacêuticas para atuar nessa área. Elas têm experiência no setor para assegurar a responsabilidade técnica, com absoluto rigor na condução dos processos”, explica Joaquim Tomaz Arantes Filho, técnico de Segurança do Trabalho da TA. Cada profissional ficará baseada em uma das filiais citadas anteriormente.
Atualmente responsável pelo transporte rodoviário de 13 indústrias farmacêuticas (grande parte delas multinacionais), a Transportadora Americana planejar expandir os serviços a novos clientes ainda em 2007 com a compra de mais carretas equipadas com controle de temperatura, mas prefere não divulgar o número de unidades a serem adquiridas.