Apesar do número menor de embarcações, local movimentou nos cinco primeiros meses deste ano quase 200 mil toneladas a mais do que no mesmo período de 2006
O Porto de Itajaí movimentou, nos cinco primeiros meses de 2007, 2,6 milhões de toneladas de mercadorias, quase 200 mil toneladas a mais do que no mesmo período de 2006. O resultado foi obtido apesar de o número de atracações ter diminuído, sem levar em consideração os terminais privados. Até maio deste ano, foram registrados 325 navios, contra 349 registrados entre janeiro e maio de 2006.
A explicação para o cenário está no conjunto de obras de ampliação e melhoria no sistema portuário. A dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao porto, por exemplo, não só possibilita a passagem de navios de grande porte, mas também permite que as embarcações trafeguem com mais peso. Assim, na média, o volume de carga movimentada por navio subiu de 7,1 mil toneladas no ano passado para 8,2 mil toneladas em 2007, representando um crescimento de 15,4%.
As previsões para o mês de junho também são otimistas. Até agora, cinco embarcações de grande porte estão confirmadas. Vale lembrar que o Porto de Itajaí tem capacidade para receber navios com até 275 metros de comprimento.
Na movimentação geral, incluindo os terminais privados, o porto movimentou três milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros cinco meses do ano. Em comparação ao mesmo período de 2006, o volume representa um crescimento de 15,8%.