Empresa do segmento de computação móvel trabalhará no país em parceria com atuais distribuidores
Fornecedora de soluções para terminais portáteis e coleta de dados sem fio, a canadense Psion Teklogix iniciou, em março, as suas atividades próprias no mercado brasileiro. Com clientes em mais de 80 países e cerca de 36 escritórios de venda e suporte em 17 países, a multinacional tem como objetivo atuar nas empresas brasileiras que fazem uso de soluções de computação móvel, incluindo hardware e software, redes sem fio e programas de suporte, além de sistemas para captura de imagem, RFID, GSM/GPRS e GPS.
“Atualmente as empresas desconhecem as vantagens de se trabalhar com equipamentos de maior robustez (resistência) e escalabilidade (flexibilidade de conexão de acessórios variados a uma única base) – a Psion Teklogix trabalha estes dois conceitos”, afirma Carlos Santana, gerente de Desenvolvimento de Negócios e principal executivo da empresa no Brasil.
Em um primeiro momento, segundo Santana, as atribuições do escritório próprio serão a realização de um diagnóstico do mercado brasileiro e, a partir daí, o desenho, a implementação e o gerenciamento de uma política de canais, concentrando-se nos segmentos em que a empresa já atua mais fortemente em outros países, como portos, armazéns, aeroportos, indústria automobilística, siderúrgicas, varejo, transporte e saúde. “Esta política deve ser capaz de estabelecer um relacionamento com os principais players do mercado de mobilidade corporativa, visando atender aos usuários finais em suas demandas”, explica o gerente.
Santana afirma que as operações na América Latina se basearão principalmente no Brasil, México e Argentina, países em que a Psion já possui escritórios próprios. Em relação às duas distribuidoras da Psion no Brasil, a Spencer e a Boreal Technologies, o gerente explica que ambas permanecerão com sua estrutura técnica para pré e pós-venda, fornecendo suporte logístico e mantendo os estoques de equipamentos, acessórios, partes e peças. Além dos distribuidores, existem mais dois níveis dentro do programa de canais, os Solution Partners e as Revendas, cujos compromissos variam de acordo com a sua qualificação e capacitação técnica/comercial. “O objetivo final é ampliar a capacidade de oferta dos parceiros e gerar benefícios de forma estruturada”, completa ele.