Empresa do interior de São Paulo emite quatro mil NF-e já no primeiro mês
A Companhia Energética Santa Elisa, empresa do setor sucroalcooleiro localizada na cidade de Sertãozinho (SP), emitiu no mês de maio, um mês após obter a autorização na secretaria da Fazenda (Sefaz) de São Paulo, quatro mil notas fiscais eletrônicas.
Segundo o gerente de informática do grupo, Vicente João Olivério Júnior, o software de emissão Signature, desenvolvido pela South Consulting, foi implantado no dia 2 de abril. “A partir do primeiro dia já emitimos notas fiscais eletrônicas, que representam a totalidade do nosso faturamento e das transferências, devoluções e remessas que realizamos. Estamos emitindo em quatro CNPJs diferentes, mas uma quinta empresa usará o procedimento”, diz.
O executivo lembra que a tecnologia, além de ser encarada como um diferencial competitivo, deve estar alinhada com os objetivos estratégicos da companhia. “Como estamos em fase de expansão, alguns fatores serviram como motivação, como a economia gerada pela eliminação de papéis, a desburocratização, a agilidade no processo e a transparência fiscal que a NF-e proporciona ao processo de faturamento”, explica.
Júnior ressalta que outra vantagem pôde ser observada na logística. Isso porque, a companhia possui depósitos localizados fora da unidade industrial, em locais estratégicos para a logística de expedição de produtos aos clientes internos ou exportação. “A expedição e o faturamento centralizados que a solução oferece facilitam a gestão do processo comercial. Antes, quando estávamos retirando produtos desses depósitos para remetê-los aos clientes, tínhamos de deslocar pessoas e equipamentos para fazer o faturamento, o que agora mudou completamente com a nota fiscal eletrônica”, comenta.