Empresa aumenta sua capacidade de armazenagem em 170% no porto
Ampliado e modernizado, o novo armazém frigorificado da Sadia foi inaugurado no dia 16 de maio no Porto de Paranaguá (PR). Instalado na área de embarque, o armazém de uma das maiores empresas de alimentos da América Latina teve um aumento em sua capacidade de 3,1 mil toneladas para 8,5 mil toneladas, o que representa um crescimento de 170%.
O investimento de R$ 19 milhões permitirá o armazenamento de grande parte dos produtos exportados pela empresa para mais de 60 países da América Latina, Europa, Ásia e Oriente Médio. Além de Paranaguá, a Sadia mantém operações nos portos de Santos (SP), Rio de Janeiro, Rio Grande (RS), Itajaí (SC), Imbituba (SC) e São Francisco (SC), mas concentra as suas operações de exportação no Paraná porque cinco de suas 13 unidades de produção estão localizadas no estado. Com o novo armazém, o volume total exportado da Sadia pelo porto aumentará de 60% para 70%.
Com cerca de cem funcionários, o armazém de 12 metros de pé direito ganhou três posições de altura para paletes. Ele possui também um sistema de refrigeração totalmente automatizado, cinco empilhadeiras elétricas com cabines climatizadas e um local específico para treinamentos. No novo projeto, a empresa poderá operar contêineres e não somente break bulk (sistema convencional de transporte marítimo de carga geral, transportada solta e em volumes individuais), como acontecia antes da reforma.
Como a nova tecnologia possibilita sistemas de refrigeração muito mais precisos, a empresa também terá condições de agregar produtos diferentes às variadas temperaturas exigidas pelo mercado. “Vamos poder atender totalmente a qualquer tipo de navio frigorificado em Paranaguá”, afirma Felipe Luz, diretor de Relações Institucionais da Sadia.
“Além disso, o nosso projeto irá possibilitar um aumento relevante na velocidade do embarque das cargas frigorificadas da Sadia na área do porto”, completa o executivo.