Ibovespa
129.233,11 pts
(-0,55%)
Dólar comercial
R$ 5,69
(-0,08%)
Dólar turismo
R$ 5,93
(0,14%)
Euro
R$ 6,14
(-0,16%)

Vonpar busca inovação em distribuição urbana

Por Redação em 17 de maio de 2007 às 11h52 (atualizado em 10/05/2011 às 11h01)

Projeto logístico da empresa é executado em parceria com a Julio Simões em Porto Alegre

Desde o mês de abril, o Grupo Julio Simões é o novo prestador de serviços da Vonpar, franqueada da Coca-Cola nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e assumiu parte das operações de distribuição de produtos em um projeto-piloto dentro do Sistema Coca-Cola Brasil. O novo modelo de distribuição foi implantado inicialmente em Porto Alegre e hoje já cobre oito municípios da Região Metropolitana no atendimento aos clientes com baixo volume de compras.

A operadora logística está utilizando 13 vans Sprinter da Mercedes-Benz para operações dedicadas, cada uma com capacidade de 2.300 kg, em vez dos tradicionais caminhões de grande porte, e ficou responsável por clientes até então atendidos exclusivamente pela Vonpar. “Estamos falando em aproximadamente 1.300 toneladas por mês”, explica Leonardo Pozes, gerente de Projetos Logísticos da Vonpar.

Segundo Pozes, a base do projeto-piloto de dois meses é adaptar o tipo de equipamento de distribuição às necessidades dos clientes. “Com isso, esperamos aperfeiçoar os processos logísticos, aumentar o aproveitamento de recursos e melhorar o atendimento aos clientes”, explica ele. O objetivo da nova operação é retirar dos caminhões as entregas de menores volumes e utilizar veículos mais ágeis e adequados, liberando a frota própria para executar um número menor de entregas, mas de volumes maiores. “Esperamos aumentar em 20% a taxa de recarga, que ocorre quando o caminhão sai carregado pela manhã, realiza as entregas e volta à central para recarregar”, explica o gerente.

Além de facilitar a entrega de pedidos de baixo volume, a Vonpar tem como metas diminuir o fluxo do trânsito na cidade e colaborar com o meio ambiente. Após o término do piloto, o plano da franqueada é expandir o modelo para o litoral de Santa Catarina em setembro, e no restante do Rio Grande do Sul em 2008. “Esta expansão é nosso planejamento inicial, que dependerá do sucesso nesse momento”, afirma Pozes. Fundada em 1945, a Vonpar atende a aproximadamente 13 milhões de pessoas em sua área de cobertura, que compreende 73% do Rio Grande do Sul e 100% de Santa Catarina.

www.vonpar.com.br

www.juliosimoes.com.br

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar