A Associação Brasileira das Empresas de Distribuição (Abraed) nasceu em maio deste ano representando diversos segmentos, como o de manuseio, movimentação e entrega de materiais, correspondências, boletos e malotes, o de serviços de entrega expressa, e o de courier.
Juntos, esses segmentos movimentam no Brasil mais de R$ 5 bilhões ao ano e são representados por 15 mil empresas de todos os portes, gerando aproximadamente 1,2 milhão de empregos.
Com 33 filiadas, por enquanto a entidade quer apresentar-se para discutir com o governo a solução dos principais problemas que afligem o setor. "Primeiro, temos de saber exatamente quantos somos e onde estamos", ressalta Marcos Monteiro, diretor-executivo da Abraed (foto de abertura).
Depois de mapear o mercado com uma detalhada pesquisa, a associação planeja debater a questão da atuação dos Correios na prestação dos mesmos serviços. "Entendemos, e estamos apoiados por pareceres de importantes juristas, que trata-se de um falso monopólio e, em função desse posicionamento, lutaremos pela livre concorrência", afirma Monteiro.
A associação está legalmente estabelecida, com inscrição municipal e estadual. "Pagamos impostos e geramos mais de um milhão de empregos, não podemos ser marginalizados." Monteiro cita o exemplo recente da discussão entre as entidades que representam o transporte de cargas e a Prefeitura de São Paulo sobre o Plano Diretor.
Com reuniões semanais, a Abraed vai trabalhar também para definir o que engloba o segmento de distribuição dentro do setor de transporte e logística.
"Queremos representar todas as empresas que fazem entrega urbana direta para o consumidor final, o que é diferente de transporte de carga ou carregamento fechado, que já possuem entidades representativas fortes." Para as empresas que quiserem filiar-se ou obter mais informações o site da associação é www.abraed.com.br.
Abraed: (11) 3871-7639
Veja mais informações na edição de julho da Tecnologística