Operações estão a cargo do Rapidão Cometa
Em parceria com o Rapidão Cometa, a Natura expandiu o seu processo logístico para a região Nordeste inaugurando este mês um centro de distribuição em Jaboatão dos Guararapes (PE) para atender a cidade de Recife, a região metropolitana e parte do interior do estado. A operação do novo espaço, desde a coleta diária de produtos da fábrica em Cajamar (SP) para Pernambuco até a separação e entrega dos pedidos às consultoras, está a cargo do Rapidão Cometa.
O novo centro funcionará com uma equipe de 80 funcionários, em 3.000 m2 de área e duas mil posições-palete, e uma capacidade média de separação de 120 caixas por hora. “A logística para uma empresa como a Natura é importante em função da venda direta ao consumidor. É necessária uma logística muito afinada, pois o não-atendimento resulta em perda de vendas e de mercado”, explica Américo Pereira Filho, diretor Comercial do Rapidão Cometa.
Este é o segundo CD da Natura fora de São Paulo – o primeiro foi inaugurado em outubro de 2006 na cidade de Matias Barbosa (MG) e atendia 100% da região Nordeste. “O novo CD será utilizado também como um centro de desenvolvimento logístico para a Natura, pelo fato de estar localizado estrat em uma região na qual o crescimento econômico é superior a de outras no país”, explica Pereira Filho. “Serão realizados testes de entregas diferenciadas, de novos modelos de embalagem e novos modos de separação, entre outros. São inúmeras as possibilidades e vamos trabalhar a aplicabilidade destas inovações em campo”, completa ele. O CD mineiro continuará a atender aos demais estados da região.
“Essa é uma parceria de mais de quatro anos iniciada com o trabalho de transporte de transferência de mercadorias”, afirma o diretor. Em seguida, o Rapidão Cometa ampliou os serviços para o atendimento à última milha (entrega nas casas das consultoras) e, na terceira fase da parceria, foram adicionadas as operações de transferência de São Paulo para Minas Gerais e o picking. A quarta e atual fase engloba toda a prestação destes serviços desde São Paulo para Minas Gerais e agora também Pernambuco.
De acordo com Maurício Bellora, vice-presidente da Operação Brasil da Natura, a instalação do CD marca a continuidade do projeto de expansão da logística da empresa: “Estamos descentralizando a logística em busca da melhoria dos serviços e da redução no prazo de entrega dos nossos produtos às consultoras”. No início da parceria entre o Rapidão Cometa e a Natura, este prazo era de cinco a sete dias – com a inauguração do CD em Recife, o tempo deve ficar entre 24 e 48 horas.