Empresa cria estrutura no estado para atingir meta de 50% do faturamento total da empresa até 2008
Com o objetivo de oferecer suporte para garantir a qualidade e a agilidade no atendimento a seus clientes, a provedora de serviços logísticos Eichenberg & Transeich ampliou seu espaço para armazenagem na cidade de Guarulhos (SP) com a abertura de um novo armazém no mês de março. Com 4,2 mil m2 de área total, pé direito de 12 metros e 16 docas, o espaço tem capacidade de 108 mil m3 de armazenagem em até oito mil posições-palete.
O novo armazém foi construído no conceito built-to-suit, e a Einchenberg participou da elaboração final do projeto para que o armazém ficasse adaptado às necessidades de uma empresa de logística. “Nossos porta-paletes podem ir agora até o teto, então há a possibilidade de uma ocupação aérea maior”, coloca Carlos Antonio Gonzalez, diretor do Mercosul da Eichenberg & Transeich.
O antigo armazém da empresa está situado no sentido São Paulo-Rio da Rodovia Dutra, enquanto o novo CD está no sentido inverso. Segundo o diretor, a localização em sentidos opostos não dificultará as operações da empresa. “Temos clientes diferenciados em cada um dos armazéns: o antigo está mais voltado àqueles que necessitam de uma movimentação mais lenta, enquanto no novo as movimentações são mais ágeis, com mercadorias de maior giro, ou seja, são clientes de perfis diferentes”, afirma ele, acrescentando que ambos os CDs têm como públicos-alvo os segmentos automotivo, eletroeletrônico e de informática.
Inicialmente, não há planos de concentrar as operações em uma única estrutura, pois as instalações antigas estão hoje com 100% de ocupação e as novas já têm praticamente 60% do espaço comercializado. Com a abertura do novo CD, a empresa conta agora com 10 mil m2 de área (4,2 mil no novo e 5,8 mil no antigo), e quase 180 mil m3 de armazenagem, divididos em 70 mil nas novas instalações e 108 mil nas antigas.
Ampliação em Santos
Também foi reestruturada e ampliada a unidade no município de Santos (SP) no mês de março, que passou a contar com desembaraço aduaneiro próprio e continua oferecendo os serviços de agenciamento marítimo de exportação e importação, transporte de contêineres e serviços acessórios, como desova, estufagem e gerenciamento de processos.
A filial no litoral paulista é a responsável no estado pela integração dos serviços de armazenagem, transporte, desembaraço e pelas operações portuárias e aéreas de importação e exportação. “Santos é o centro de nossa estrutura na Região Sudeste”, afirma Gonzalez, completando que a expansão na unidade incluiu ainda um aumento expressivo no quadro de funcionários, de seis para 30.
Com sede em Porto Alegre, a Eichenberg está presente em São Paulo desde 1999 e hoje o estado representa 25% do faturamento total da empresa – a meta é aumentar este índice para 50% até 2008. “Não sabemos como serão as dimensões da empresa daqui a cinco anos, pois tudo depende de como nós e o mercado se comportarem, mas estamos certos de que São Paulo será o principal mercado da Eichenberg. É inevitável esta mudança”, completa ele.