Empresa de comércio internacional reestrutura controle acionário, investe em logística e fecha parcerias
A Sab Company obteve em 2006 um volume de negócios orçado em US$ 587 milhões, crescimento de 6% em relação a 2005. Para este ano, a expectativa é de um aumento de 15% no volume total de negócios. De acordo com seu presidente, João Batista de Paula, estes números são condizentes com as estratégias da companhia de ampliar e diversificar sua carteira de clientes. Números divulgados pela empresa dão conta que, no ano passado, a Sab aumentou em 20% o número de empresas atendidas com relação ao ano anterior. Os clientes são dos segmentos de alimentos, bebidas, telecomunicações, informática e vestuário.
A reestruturação societária concluída em 2006, que passou o controle acionário integral para de Paula, também contribuiu para a consolidação da empresa no mercado. O presidente afirma que o objetivo da mudança é fazer com que a Sab foque cada vez mais nos processos de gestão e integração dos negócios, com a administração baseada nos princípios da governança corporativa. “A decisão de promover a reestruturação societária visa dar continuidade à política de crescimento com rentabilidade e ampliação da carteira de clientes”, diz.
O aumento da área de atuação também merece destaque. As estratégias de ampliação começaram no ano de 2003. Até este período, a atuação da companhia se limitava ao estado de São Paulo. Hoje, está presente em 14 estados brasileiros, obtendo em 2006, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 15% de market-share.
Para ratificar sua estratégia de ampliar a área de atuação, a Sab criou, no ano passado, a Sab Company Logística Integrada. A nova empresa, que se baseia no conceito de full service, construiu um centro de distribuição e armazenagem no município de Serra (ES) e duas unidades em Barueri (SP).
O ano de 2006 ainda marcou também o início de diversas parcerias. A área de tecnologia da informação recebeu investimentos de R$ 1,7 milhão, destinados à contratação de empresas como a Citrix Systems, Sterling Commerce e DH&C Outsourccing, para oferecerem soluções diferenciadas aos clientes. Já a contratação da Aon Risk Services teve como meta passar à contratada a administração do programa de seguros de grandes riscos e o gerenciamento de sinistros nas operações de exportação e importação, além das distribuições realizadas dentro de território brasileiro.
De Paula ressalta que a parceria com os fornecedores é um dos diferenciais de mercado da Sab Company. Com a contratação de soluções adequadas às necessidades dos clientes, diz o executivo, a empresa oferece mais eficiência, agilidade e segurança em todas as suas operações. “O objetivo é oferecer tecnologia de ponta para que os clientes possam acompanhar de forma precisa sua importação ou exportação, além acessar dados relevantes das operações”, frisa.