Despachante aduaneiro passa a oferecer outros serviços logísticos
A WCA Comissária de Despachos anunciou que,desde o início de janeiro, atua como parceira comercial, além de representante no Brasil, da TMO Global Logistics LLC – USA, companhia que cobre todos os aspectos relacionados ao serviço integrado de logística, executando desde pequenos serviços de reservas para transporte marítimo, até o fretamento de navios e distribuição porta-a-porta.
De acordo com o diretor comercial da WCA, Julio Cardoso, a parceria visa oferecer ao mercado um serviço logístico, não focando, entretanto, apenas as necessidades do exportador. O objetivo principal da parceria é ressaltar a importância de se manter a cadeia logística integrada, evitando custos desnecessários e reduzindo a falta de comunicação.
As estratégias estão traçadas. Por meio de um customer service central que gerencia todas as operações na costa brasileira a partir do porto de Santos, e de uma equipe nos Estados Unidos e outra na Europa que atuam junto aos importadores em seus territórios, os projetos de exportação são acompanhados desde o momento do pedido do importador até a entrega em sua planta. O processo será o mesmo quando a importação tiver como destino final o Brasil, onde o customer service da companhia, também localizado em Santos, fornece aos clientes o status de seus embarques.
Cardoso explica que, nesta fase inicial, a parceria WCA e TMO reforça a posição da companhia americana nos mercados dos estados de Santa Catarina, Paraná e Pará, tendo em vista o perfil dos clientes (empresas exportadoras de madeira) que trabalham com o NVO TMO desde o final de 2002. Além dessas regiões, o estado de São Paulo também merecerá atenção especial, não somente pelo que representa para o comércio exterior brasileiro, mas principalmente devido à atuação planejada pela WCA. “Queremos oferecer toda a gama de serviços logísticos, além do desembaraço aduaneiro”, afirma.
Reestruturação
Para isso, a WCA decidiu formalizar uma nova empresa. A WCA Transportes Internacionais tem como meta criar alternativas a fim de reduzir custos, além de proporcionar visibilidade de todo o processo de transporte da carga e agilidade no transporte. “Montamos uma gama de prestadores de serviços, composta por transportadores, armazéns e terminais”, explica.
Além disso, Cardoso revela que a WCA Transportes manterá um agente em cada porto brasileiro, a fim de prestar suporte imediato às necessidades dos clientes. “Antes, fazíamos apenas despachos aduaneiro em Santos. Agora, exerceremos esta atividade e o trabalho logístico em todo o Brasil”, compara.
A equipe da empresa é composta, ainda, por quatro profissionais, baseados em Santos, e três contatos comerciais, dispostos pelas cidades de Santos, São Paulo e Itajaí (SC). “Queremos expandir. Nossa idéia é montar um escritório em Itajaí. O colaborador de São Paulo utilizará a estrutura da TMO”, diz.
As metas do negócio no Brasil são ousadas. “Projetamos um crescimento anual de 20%, ao longo de cinco anos”, salienta. Em 2006, somente a TMO movimentou no país cerca de 700 contêineres por mês. Globalmente, a companhia manipulou 250 mil m3 por mês em 2006, totalizando 60 mil contêineres.