Além do nome, alteração do logotipo e da cor foi ressaltada a independência da nova companhia
Após ser adquirida pelo fundo de investimentos Apollo Management no último dia 06 de novembro, a TNT Logistics anunciou hoje, dia 12 de dezembro, a mudança do nome para Ceva Logistics. Além da nomenclatura, baseada no teorema de Ceva – ponto de união entre os lados de um triângulo –, a logotipia e a cor da companhia também foram alterados.
Segundo o diretor geral da Ceva Logistics na América do Sul, Giuseppe Chiellino, a cor bordô foi escolhida por remeter à idéia de liderança, sucesso e qualidade, além de não ser utilizada por nenhum concorrente. O logo triangular foi baseado no foco da companhia, que é o de conectar os três players principais do negócio: clientes, funcionários e fornecedores.
O executivo explica que as mudanças serão realizadas de maneira gradual. Até o final do mês de março de 2007, site e sistemas devem apresentar a nova configuração. A metade do ano marca o final da adoção dos novos uniformes. Já o mês de setembro foi estipulado para finalizar as alterações nas sinalizações, como cartões de visita, por exemplo. Os veículos exigem um prazo maior, por isso os processos de implementação da nova cor e logotipia devem estar concluídos até o mês de setembro de 2009.
Chiellino afirma que a empresa já nasce com objetivos traçados. “Temos que fixar a marca, transferir confiança e dar continuidade ao nosso reconhecimento no mercado”, diz. A missão, segundo ele, será gerenciar toda a cadeia de suprimentos dos clientes, agregando valor por meio do desenvolvimento de soluções sólidas e confiáveis.
Para 2007, as ações estratégicas também já foram programadas. O diretor explica que a meta é desenvolver soluções específicas para cada segmento de negócio atendido. Hoje no Brasil, a Ceva atua nos setores automotivo, industrial e pneus, high tech e de bens de consumo. Além disso, frisa Chiellino, outro foco da companhia é crescer. Para ele, essa meta é possível, já que agora há um investidor no negócio. “Queremos crescer acima do PIB brasileiro”, resume.
Na opinião do executivo, alguns diferencias contribuirão para que os objetivos sejam alcançados. Para ele, presença global, portfólio composto por empresas líderes e alto índice de renovação de contrato contribuem para a estabilidade do negócio e retomada do crescimento. “ Nós temos 30% dos contratos vencendo anualmente, mas este ano, apesar das indefinições, renovamos 90%. Além disso, geramos três negócios, com a Companhia Vale do Rio Doce, General Motors e Infoglobo”, comemora. Chiellino lembra que os contratos perdidos em 2006 não afetaram os planos da empresa.
Estrutura
A Ceva Logistics opera em uma rede global com instalações em 26 países, 567 armazéns, somando 7,4 milhões de m2, e 38 mil colaboradores em todo o mundo. Em 2005, a companhia registrou vendas na ordem de 3,5 bilhões de euros.
No Brasil, a Ceva conta com cerca de cinco mil funcionários, possui 42 filiais e gerencia 815 mil m2 de área de armazenagem. Chiellino ressalta que o quadro de funcionários não será alterado em nenhum nível devido à mudança do acionista.