O presidente da Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), Pedro Francisco Moreira, discursou na solenidade de criação da Associação Latino-americana de Logística.
A entidade foi fundada recentemente, durante a Conferência e Exposição de Negócios e Logística, a Prolog 2003, no Uruguai. A entidade tem por objetivo o fomento de análises e identificação de empreendimentos e orientações para consolidar o desenvolvimento da logística na América Latina.
"Chegou a hora dessa entidade decolar", afirma Moreira. Há anos, ele defende a necessidade de se criar um processo conjunto entre os países latino-americanos. "Para isso, vamos depender das associações regionais para promover um processo histórico e revolucionário. Vamos chegar a uma melhora de competitividade na região", exalta.
Moreira lembrou ainda que em 1999, ABML, Urulog (Uruguai), Arlog e Login (Argentina) e Achilog (Chile), estabeleceram o Comitê de Logística do Mercosul, cujo objetivo é o surgimento de uma federação composta por representantes de toda a América Latina.