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Metropolitan Logística avança no setor de eletroeletrônicos

Por Redação em 30 de novembro de 2006 às 12h30 (atualizado em 06/05/2011 às 17h30)

Empresa ganha mercado na movimentação das linhas branca e marrom

Após fincar a bandeira no segmento de telefonia móvel, no qual é responsável pela expedição de dois milhões de aparelhos anualmente, a Metropolitan Logística está intensificando sua presença no mercado de eletroeletrônicos. A empresa conquistou, no primeiro semestre de 2006, seis operações para movimentação de equipamentos das linhas branca e marrom e também de componentes para a indústria de informática. Entre os novos contratos, estão a Electrolux, a Salton (responsável por marcas como George Foreman e cafeteiras Melitta) e a operação de abastecimento da rede de assistência técnica da Gradiente – os três outros clientes são do segmento de informática, mas não autorizaram a operadora a divulgar seus nomes.

Com esta expansão, no primeiro semestre deste ano a empresa obteve um aumento de 41% no volume de entregas no segmento. A movimentação de itens de linha branca, como geladeiras e fogões, cresceu de 49 mil produtos nos seis primeiros meses de 2005 para 69,3 mil no mesmo período deste ano. Na chamada linha marrom, composta de televisores e DVDs, foram movimentados mais de 624 mil itens nos seis primeiros meses de 2006, contra 441 mil em igual intervalo de 2005. “E as vendas no segundo semestre serão maiores do que no primeiro, em função do aquecimento do mercado no quarto trimestre do ano com o Natal”, explica José Magalhães Rocha, diretor Comercial da Metropolitan.

Racionalização

A maior integração na cadeia logística é a aposta da Metropolitan para crescer nestes segmentos: “Estamos trabalhando na racionalização da logística entre o fabricante, o varejista e o consumidor”, afirma Cristiano Baran, diretor-executivo da empresa. “Hoje, por exemplo, uma televisão é embarcada e desembarcada várias vezes antes de chegar ao destino final. Encurtamos este caminho e oferecemos alternativas para gerar redução de custos”.

Este percurso desde o fabricante até o cliente final é detalhado por Rocha: “Uma fábrica localizada em Curitiba coloca uma geladeira em um caminhão e a leva para seu depósito. De seu depósito, a geladeira segue para o depósito do atacadista, em seguida para a loja e finalmente para o cliente. Já estamos, em alguns casos, diminuindo estas distâncias por meio da integração do sistema do varejista e do atacadista com o operador logístico, cortando as etapas intermediárias”.

O resultado está aparecendo nos números da empresa. A participação de eletroeletrônicos e componentes para informática nos negócios da Metropolitan deve saltar de 23% em 2005, para 35% este ano. Os celulares continuam o carro-chefe da empresa, com 55% de participação, e o restante está diluído em operações na área têxtil e no setor financeiro (bancos).

A Metropolitan projeta um faturamento de R$ 60 milhões este ano, um crescimento de 10% frente a 2005. Em 2007, a intenção é focar os esforços nos fabricantes de componentes para a indústria de informática, principalmente em Manaus. “No momento, estamos realizando um business plan para este novo negócio”, explica Rocha, acrescentando que a abertura de um CD na cidade está prevista para o primeiro semestre.

www.metrolog.com.br

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