Caminhões com câmbio eletrônico e novos implementos rodoviários são as apostas da empresa para reduzir custos operacionais e melhorar a produtividade
A Cargolift inicia o planejamento para o ano de 2007 e anuncia a aquisição de caminhões e implementos rodoviários. Faz parte da estratégia da empresa adquirir veículos com 440 HP a fim de substituir os atuais – que possuem motores de 12 litros de 380 e 420 HP. O objetivo é aumentar a potência da frota, mas as cargas movimentadas continuarão com o mesmo peso, a partir de 25 toneladas. Até junho do próximo ano, dez caminhões estarão operando com a nova configuração.
As inovações tecnológicas não irão se restringir ao motor. Caminhões com câmbio eletrônico, denominados I-Shift, terão prioridade na compra. A decisão de investir nestes câmbios foi tomada após a empresa verificar que este recurso gera uma economia no consumo de combustível de 3% a 5%. “Já adquirimos dois caminhões, um de 400 HP e outro de 440HP. Faremos dois meses de testes para saber se o consumo de combustível será o mesmo, como esperamos. Se for, compraremos todos os outros veículos com 440HP, caso contrário, optaremos pelos de 400 HP”, informa.
O diretor-presidente, Markenson Marques, afirma que o objetivo da companhia é diminuir os transit-times das viagens sem aumentar os riscos de acidentes, preservando, desta maneira, os profissionais da empresa e as cargas dos clientes. Para isso, ele completa, é preciso trabalhar com caminhões que desenvolvam melhor velocidade média, sendo fundamental o desempenho do motor, câmbio e diferencial. “É lamentável que ainda tenhamos verdadeiras sucatas fazendo fretes nas estradas, causando acidentes, poluindo o meio ambiente e impedindo o desempenho de uma boa velocidade média para transportadores que investem em frotas de alta tecnologia, já que temos que fazer ultrapassagens em caminhões que não mantêm boa velocidade”, diz. Marques ressalta que estas ultrapassagens elevam o consumo de combustível e aumentam os riscos de acidentes.
O projeto para 2007 na Cargolift inclui, ainda, a aquisição de carretas maiores com eixos espaçados. Segundo o executivo, esta medida faz com que a companhia atenda à resolução 184 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Marques lembra que a empresa está num período de testes que incluem tanto modelos com três eixos distanciados, quanto aqueles com apenas o primeiro eixo espaçado. A idéia é definir qual das soluções é mais adequada às operações da empresa. Independentemente da opção escolhida, o diretor garante que a capacidade de carga por viagem aumentará.
Veja a resolução 184 do Contran no link www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao184_05.doc