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OmniLink anuncia parceria com a Iridium e dois novos produtos

Por Redação em 25 de outubro de 2006 às 16h20 (atualizado em 27/04/2011 às 19h13)

Novos rastreadores aliam tecnologia satelital e celular de dupla cobertura

A OmniLink anunciou ontem ao mercado sua nova parceria com a norte-americana Iridium, que oferece serviços globais de comunicação de voz e dados baseados em seu próprio sistema de satélites. Pelo acordo, a Omnlink será um revendedor da Iridium no Brasil, distribuindo seus modems e utilizando os satélites da parceira para oferecer serviços de comunicação de dados. A OmniLink fabrica e integra sistemas inteligentes de rastreamento de veículos e, além da parceria, apresentou também dois novos rastreadores que combinam a tecnologia satelital com a celular. A novidade fica por conta da dupla cobertura, pelas redes da TIM – da qual a OmniLink já era parceria desde 2003 – e da Claro.

De acordo com Cileneu Nunes, presidente da OmniLink, o objetivo da parceria com a Iridium é atender a clientes com aplicações de alta interatividade, com volumes de dados trafegados maior e nas quais os tempos de resposta são mais críticos, como na logística e na área de segurança. A OmniLink já oferecia, desde 2005, a dupla cobertura satélite/celular utilizando a rede da Inmarsat, serviço que agora será expandido com a Iridium, que possui uma rede própria de 66 satélites de baixa órbita, mais dez unidades reserva para o caso de ter que substituir alguns dos satélites.

Criada em 2000, a Iridium é uma empresa de US$ 104,6 milhões de receita, com crescimento anual, em 2005, na casa dos 19%. Ela garante cobertura global através de um único gateway, localizado na cidade de Tempe, no Arizona (EUA),possuindo ainda um gateway remoto no Alasca e um backoffice no Arizona, para garantir a continuidade dos serviços.

A Iridium possui hoje o terceiro maior parque de satélites do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Rússia. A concessão para exploração de satélites no mercado brasileiro foi obtida junto à Anatel em julho e, em agosto, o contrato com a OmniLink já havia sido assinado.

Os satélites garantem a cobertura mundial, de pólo a pólo, 24 horas por dia, com baixa latência nas chamadas (rapidez no envio dos dados e nas respostas), permitindo operações como rastreamento, abertura ou travamento de portas e baús, bloqueio e desbloqueio de veículos, entre outros. A taxa de sucesso das operações é de 99,52%, com retardo de apenas 21 segundos. A média de tempo para execução de uma operação que necessita envio e resposta é de 1m21s, enquanto no envio de dados pré-definidos é de 56 segundos.

A idéia da dupla cobertura é usar a comunicação por celular, mais barata, nas áreas em que o serviço está disponível – que representa entre 70 e 80% dos casos, de acordo com Paulo Pinho, diretor de Operações da OmniLink – e no restante dos casos usando o satélite, que tem custo mais elevado. Por ora, as comunicações por satélite são apenas para dados e o tráfego de voz é possível apenas nas áreas cobertas pelo celular. “Nosso protocolo atual não permite o tráfego de voz pelo satélite, mas futuramente isto será possível”, afirma Cileneu Nunes.

Outra possibilidade aberta com a nova parceria é o rastreamento de contêineres, serviço já oferecido pela Iridium nos EUA e Europa. Por ora, a OmniLink não oferece estes serviços, mas Nunes admite que é um mercado a ser explorado.

Novos Modelos

O sistema de comunicação duplo é a base do novo rastreador RI 1480 MAX, que combina a tecnologia GPS, utilizada na localização de veículos, com a comunicação de dados sem fio, via telefonia celular e satélites. O produto incorpora dois modems, um para acesso à rede GSM/GPRS da TIM e outro para a comunicação com os satélites da Iridium. De acordo com a OmniLink, este é o primeiro rastreador no mundo que combina a tecnologia de satélites da Iridium com o celular.

Através do sistema CLIC (Controle de Localização Inteligente de Cobertura), desenvolvido pela OmniLink, é feita automaticamente a comutação do sistema de celular para o satélite e vice-versa, de acordo com a disponibilidade de sinal.

O RI 1480 MAX é indicado ao mercado de transporte em geral – rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e fluvial e a tecnologia é a mesma utilizada no rastreador RI 1460 MAX, lançados em abril do ano passado e com mais de 3.600 unidades instaladas no Brasil. Para os usuários desta versão, a OmniLink está oferecendo um kit de upgrade com preços especiais até 31 de dezembro deste ano. “Esta, aliás, é uma estratégia sempre adotada por nós: não deixar o cliente com um produto obsoleto. Desde o início, oferecemos para todos os nossos equipamentos a possibilidade de upgrade para as novas versões, estratégia que vem sendo amplamente aprovada pelos clientes”, afirma Nunes.

Outra novidade apresentada pela OmniLink, esta voltada ao mercado de frotas urbanas, é o RI 1454 MAX, o primeiro do mercado a combinar, além do GPS, duas redes celulares GSM/GPRS, da TIM e da Claro. Isto com o objetivo de dar maior confiabilidade à comunicação. A rede da TIM é utilizada como default e, em caso de falha, é coberta pela rede da Claro. “Estamos utilizando o conceito de resiliência que, neste caso, é a capacidade do sistema de superar falhas”, explicou o presidente da OmniLink. A Claro foi escolhida por dispor da mesma tecnologia da TIM, o que facilitou a integração dos sistemas.

Paulo Pinho calcula que a dupla cobertura interessará a cerca de 30% da base, sendo que de 15% a 20% utilizam o rastreamento também para fins logísticos. Segundo ele, estas aplicações estão crescendo, já que o investimento inicial com o rastreador está feito, reduzindo os custos. “Normalmente, as empresas começam pelas aplicações de segurança e, com o rastreador em operação, descobrem as possibilidades logísticas”. Ele afirma haver cerca de 40 empresas iniciando projetos de integração de sistemas, um dos requisitos para a utilização logística do rastreador.

Crescimento

Com os novos produtos, a OmniLink espera aumentar sua participação no mercado de sistemas de rastreamento e bloqueio, calculado pela empresa em 400 mil unidades instaladas no Brasil. Deste total, calcula-se que cerca de 150 mil estejam em caminhões e ônibus. O foco da OmniLink é o mercado de cargas e a empresa possui hoje cerca de mil clientes e mais de 20 mil unidades instaladas nos principais transportadores e frotistas do país.
Fundada há oito anos, a OmniLink é hoje a segunda do mercado no setor de reastreamento inteligente de cargas, e atua com os principais gerenciadores de riscos do país. A empresa possui mais de 250 funcionários e operações no Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país, incluindo uma fábrica em Santa Rita do Sapucaí, no pólo tecnológico de Minas Gerais. Em 2005, seu faturamento foi de R$ 33 milhões e, para este ano, é esperado um faturamento de R$ 48 milhões.

www.omnilink.com.br

 

 

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