A Confederação Nacional do Transporte (CNT) iniciou, nesta quinta-feira (24), uma nova etapa da Pesquisa de Impacto no Transporte – Enchentes no Rio Grande do Sul, com o objetivo de atualizar o diagnóstico sobre os efeitos da tragédia climática registrada no estado em 2024. A coleta de dados ocorrerá até o dia 4 de maio de 2025, visando à divulgação dos resultados na mesma data em que se completará um ano do auge da crise.
A pesquisa tem como foco analisar a situação atual das empresas de transporte atingidas pelas enchentes, considerando o nível de recuperação das operações, o acesso a linhas de crédito e indenizações de seguros, bem como os impactos na contratação de financiamentos e apólices no cenário pós-crise. Também será avaliada a condição das infraestruturas de transporte no estado.
De acordo com a CNT, os dados obtidos terão uso interno e restrito, sendo divulgados apenas de forma agregada, sem identificação das empresas participantes.
O levantamento resultará em um relatório que trará um diagnóstico detalhado da situação do setor e propostas voltadas à formulação de medidas para atender às demandas das empresas de transporte e logística no Rio Grande do Sul. A iniciativa busca subsidiar ações que contribuam para a recuperação econômica e operacional do segmento na região.