Veículo aumenta capacidade de transporte e reduz emissões no corredor industrial Zárate-Campana
A Yusen Logistics e a Toyota Argentina iniciaram a operação do primeiro caminhão bitrem no transporte de cargas entre o Porto de Buenos Aires e o corredor industrial Zárate-Campana. O projeto foi desenvolvido pela Toyota Argentina, com a participação da Yusen Logistics na realização dos testes necessários para a viabilidade da operação.
O caminhão bitrem tem 30,25 metros de comprimento e capacidade para 75 toneladas, permitindo um aumento de 40% na carga transportada em comparação com caminhões tradicionais. Com a maior eficiência no transporte, a iniciativa reduz o número de viagens e corta as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em até 30%.
Gustavo Salinas, presidente da Toyota Argentina, afirmou que a iniciativa faz parte das estratégias da empresa para reduzir a pegada de carbono e aumentar a competitividade dos produtos. Segundo ele, a colaboração na cadeia de valor e o planejamento de longo prazo foram determinantes para a implementação da solução logística.
A operação do primeiro bitrem autorizado a partir do Porto de Buenos Aires estabelece um novo modelo para o transporte de cargas no país.
Mudanças na capacidade de transporte e impactos ambientais
O uso de bitrens permite transportar um volume maior de mercadorias com menos viagens. A redução no consumo de combustível por tonelada transportada está alinhada às metas de sustentabilidade do setor.
Além das emissões reduzidas, os bitrens contam com tecnologia de estabilidade e frenagem que aprimora a segurança nas estradas. Com a diminuição da circulação de caminhões para o mesmo volume de carga, a expectativa é reduzir congestionamentos e riscos de acidentes nas principais rodovias do país.
Segurança e novas configurações logísticas
Diferente das configurações tradicionais de caminhões com reboques, os bitrens possuem mais eixos e uma distribuição de peso diferenciada, o que reduz riscos operacionais. Os veículos são equipados com sistemas de freios ABS e EBS em todos os eixos, proporcionando menor distância de frenagem.
A operação também inclui treinamento específico para motoristas e definição de rotas dedicadas, visando aumentar a segurança e a eficiência do transporte de cargas.
Perspectivas para a logística no país
Carlos Marazzi, diretor da Yusen Logistics Argentina S.A., destacou que a colaboração entre as empresas viabilizou a implementação do projeto. Segundo ele, a introdução do primeiro bitrem autorizado no Porto de Buenos Aires representa um avanço para o setor logístico no país.