O financiamento de caminhões no Brasil registrou uma queda de 4,4% no primeiro bimestre de 2025, reflexo do impacto da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 13,25% ao ano. De acordo com dados da B3, foram firmados 38.041 contratos de financiamento entre janeiro e fevereiro, contra 39.790 no mesmo período de 2024.
Os caminhões novos foram os principais responsáveis pela retração, com 16.861 unidades financiadas no bimestre, um recuo de 10,98% em relação às 18.940 do ano passado. Já o mercado de seminovos e usados apresentou crescimento de 1,58%, com 21.180 unidades financiadas no período.
Impacto dos juros e estratégias do setor
O setor de transporte tem buscado alternativas para driblar o impacto da Selic elevada. Bancos das montadoras vêm ampliando prazos, oferecendo financiamento de 100% dos ativos e modalidades com pagamento residual ao final do contrato. Além disso, transportadores têm optado por dar entradas maiores, reduzindo o valor financiado.
A expectativa agora se volta para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que pode elevar ainda mais a taxa de juros, dificultando o acesso ao crédito. O setor aguarda novas iniciativas governamentais para fomentar o financiamento e impulsionar a renovação de frotas diante das demandas do Novo PAC.