Ibovespa
121.238,61 pts
(-1,15%)
Dólar comercial
R$ 6,04
(0,32%)
Dólar turismo
R$ 6,26
(-0,15%)
Euro
R$ 6,23
(0,41%)

Volvo FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil em 2024, pelo sexto ano consecutivo

Veículo teve 7.765 emplacamentos em 2024
Por Redação em 16 de janeiro de 2025 às 8h00
Volvo FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil em 2024, pelo sexto ano consecutivo
Foto: Divulgação / Volvo
Foto: Divulgação / Volvo

Com 7.765 emplacamentos, Volvo FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil em 2024, de acordo com dados da Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias de todas as marcas. Este é o sexto ano consecutivo em que o modelo tem a preferência dos transportadores, e este ano dominou todos os segmentos, dos leves aos pesados. Entre os pesados, o segundo veículo mais vendido do País também é um Volvo FH, do modelo 460, que teve 4.956 unidades licenciadas em 2024. 

“Nosso modelo se destaca pela avançada tecnologia, que resulta em mais segurança, economia e produtividade aos transportadores dos mais diversos segmentos”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. “É um veículo extremamente robusto, com alta disponibilidade para as mais variadas operações de transporte. Além disso, tem elevado valor de revenda, garantindo aos transportadores retorno financeiro em todo o ciclo de operação do veículo na frota”, assegura o diretor.

 

Inteligência Artificial

Com mais de 200 mil unidades entregues desde seu lançamento no Brasil, o Volvo FH contou com atualizações ao longo dos anos. A linha 2025, por exemplo, aprimorou recursos de Inteligência Artificial. O I-See, tecnologia capaz de prever as subidas e descidas da estrada, agora reconhece antecipadamente também curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem.

Outra inovação é o Leitor de Placas de Trânsito, tecnologia que usa IA para detectar a sinalização ao longo da via, mostrando, por exemplo, os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto. As informações são exibidas no painel de instrumentos, dando mais segurança para o motorista ao alertar sobre situações de risco que poderiam passar desapercebidas.

 

Retrovisores por Câmeras

Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca com seus veículos, a Volvo introduziu no FH 2025 a opção de Retrovisores por Câmeras, com ganho de visibilidade. Associadas a monitores de alta resolução dentro da cabine, as câmeras têm lentes modernas que se ajustam automaticamente para seguir o final do reboque, para oferecer uma visão ampla e nítida, alcançando uma área maior em torno do caminhão, e contam com melhor visibilidade noturna, com uso de luz infravermelha.

 

Do agro à indústria

O FH540, na versão 6x4, é o mais procurado pelo agronegócio brasileiro, principalmente para o transporte de grãos, em operações de longa distância, ligando o campo aos terminais portuários e às indústrias. Já o FH460, na versão 6x2, tem larga aplicação nos segmentos de cargas industrializadas, operações logísticas, cargas fracionadas, transporte de veículos, entre outros.

“É um caminhão com versões que se encaixam em todas as operações de transporte pesado, sempre com avanços em produtividade, economia de combustível, segurança e conforto para o motorista. Não é à toa que há anos o Volvo FH é a primeira escolha do transportador brasileiro”, celebra Cavalcanti.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar