O mercado de veículos comerciais na Colômbia apresentou uma queda de 27,7% nas vendas até o final de setembro, acompanhando a tendência observada em diversos países da América Latina. De acordo com a Associação Nacional de Mobilidade Sustentável (Andemos), foram vendidos 7.330 veículos comerciais no país até o terceiro trimestre deste ano, comparados aos 10.145 veículos vendidos no mesmo período de 2023.
Na Colômbia, todos os segmentos de veículos comerciais pesados registraram retrações, exceto o de vans, que teve um aumento de 32,4%, com a comercialização de 274 unidades, contra 207 no ano passado. Na categoria de caminhões com Peso Bruto Total (PBT) de até 10,5 toneladas, as vendas caíram 9,3%, totalizando 3.363 unidades, frente a 3.706 no ano anterior. Os caminhões acima de 10,5 toneladas tiveram uma queda mais acentuada de 36,5%, com 1.182 unidades vendidas contra 1.860 no ano anterior, e os cavalos-mecânicos apresentaram uma retração de 42,7%, registrando 1.200 unidades em 2024, contra 2.095 em 2023.
O segmento de ônibus teve uma das quedas mais significativas, de 58,0%, com 398 veículos vendidos até setembro de 2024, em comparação com 947 no ano anterior. Os micro-ônibus registraram queda menor, de 11,0%, com 551 unidades vendidas, em comparação com 619 no ano anterior.
Em termos de participação de mercado, a Chevrolet liderou nas vendas de caminhões até 10,5 toneladas, com 1.302 unidades, seguida pela Foton, com 967 veículos, e JAC, com 498. Para os caminhões acima de 10,5 toneladas, a Foton ficou na liderança, com 366 unidades, seguida por Kenworth, com 344, e Volkswagen, que registrou um crescimento de 65,3% no segmento, com 334 unidades. No segmento de ônibus, micro-ônibus e vans, a liderança foi da Chevrolet, com 441 unidades, seguida pela Mercedes-Benz (380 unidades) e Scania (205 unidades).
No Equador, o cenário também foi de queda. O mercado de veículos comerciais no país registrou uma retração de 7% até o terceiro trimestre de 2024, segundo dados da Associação de Empresas Automotivas do Equador (Aeade). Foram comercializados 11.271 veículos comerciais, em comparação com 12.115 no mesmo período do ano passado. No segmento de caminhões, a queda foi de 6,6%, com 7.003 unidades vendidas em 2024, contra 7.495 no ano anterior. O segmento de vans caiu 5,4%, totalizando 3.678 unidades, enquanto os ônibus apresentaram uma queda de 19,2%, com 590 unidades comercializadas.
Entre as marcas, a Hino liderou o mercado equatoriano de caminhões, com 1.350 unidades vendidas, e de ônibus, com 494 unidades. No segmento de vans, a liderança ficou com a KYC, com 631 unidades, seguida pela Shineray, com 462, e DFSK, com 428 unidades. A Sinotruk ficou em segundo lugar nas vendas de caminhões, com 1.234 unidades, seguida pela Chevrolet, com 1.220.
Os dados refletem um período de baixa demanda no mercado de veículos comerciais em ambos os países, com exceção do aumento nas vendas de vans na Colômbia. Analistas do setor esperam que o mercado apresente novos sinais de recuperação em 2025, considerando os ajustes econômicos e as políticas regionais de incentivo ao transporte e à logística.