A Ajinomoto do Brasil, empresa no setor de alimentos, anunciou a inauguração de um novo CD em Extrema (MG), em parceria com a DHL Supply Chain. Com área de 11 mil m², o novo centro está localizado no campus logístico da DHL às margens da Rodovia Fernão Dias e se integra à estratégia de expansão logística da Ajinomoto no Brasil, que agora conta com três Centros de Distribuição no país. Além disso, a empresa mantém Brokers em Porto Alegre, Belo Horizonte e Mato Grosso, com planos de futuras inaugurações.
O campus DHL ocupa uma área de 91 mil m², adota práticas sustentáveis, como uso de energia renovável e gestão de resíduos. A estrutura também facilita o ganho de escala, com compartilhamento de recursos em segurança, portaria e gestão de pátio, além de mão de obra especializada.
Segundo Fabricio Antonio da Silva, diretor de Logística da Ajinomoto do Brasil, o espaço é essencial para a divisão de Alimentos da empresa, responsável por produtos populares como AJI-NO-MOTO® e SAZÓN®. “O novo centro de distribuição visa ampliar nossa cadeia logística, tornando a operação mais eficiente e garantindo flexibilidade para atender aos clientes”, destaca Silva. A operação é voltada ao atendimento de clientes B2B, como distribuidores e supermercados, e opera com um sistema de gerenciamento logístico (WMS) para controle de inventário e visibilidade dos itens ao longo do processo.
Para a DHL Supply Chain, a parceria reforça a presença da empresa na região e amplia sua capacidade de gestão em armazenagem e distribuição. André Almeida, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da DHL Supply Chain Brasil, enfatiza o potencial logístico de Extrema, cuja localização estratégica facilita o acesso aos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, além de se situar próximo ao Aeroporto de Guarulhos (SP) e aos principais entroncamentos viários do Brasil.
A operação também incorpora o Mercado Livre de Energia e o uso de empilhadeiras de lítio, visando uma logística mais moderna e sustentável. A estrutura flexível permite à DHL acomodar variações de demanda, especialmente nos picos de final de mês, trazendo agilidade e segurança ao processo logístico da Ajinomoto.