A Brado ampliou suas operações no mercado interno com a consolidação de uma nova rota ferroviária híbrida para Goiás, iniciada em abril de 2024. A empresa agora transporta bens de consumo das indústrias paulistas para Goiás, Distrito Federal, oeste de Minas Gerais e sul de Tocantins, utilizando a Ferrovia Norte-Sul. A operação combina, em um único trem, contêineres de cargas de importação e do mercado interno.
A rota foi inaugurada no final de 2023 para atender às importações, principalmente defensivos agrícolas. No entanto, nos últimos cinco meses, o serviço se expandiu para incluir bens de consumo como bebidas e produtos de higiene e limpeza, com as mercadorias sendo transportadas até Anápolis (GO). De lá, os produtos são distribuídos por caminhões para cidades próximas, como Goiânia e Brasília.
Daniel Salcedo, diretor comercial da Brado, comenta sobre o crescimento da operação: "Estamos levando para a região o modelo que já foi bem-sucedido no fluxo entre São Paulo e Mato Grosso. Mais de 40 produtos são transportados, democratizando o uso da ferrovia no abastecimento do mercado interno."
A região tem mostrado um potencial de crescimento significativo, com a renda média das famílias goianas aumentando 24,6% em 2023, conforme dados do IBGE. Esse cenário positivo reforça as expectativas da Brado para o sucesso da operação.
A sustentabilidade é um dos pilares da operação multimodal da Brado. O uso da ferrovia permite que a empresa transporte mais carga com menor consumo de combustível, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. A Brado estima que as operações pelo Corredor Central evitarão a emissão de cerca de 20 mil toneladas de CO2 até 2025. Para facilitar o monitoramento das emissões evitadas, a empresa utiliza a ferramenta Green Log.
Além da sustentabilidade, a segurança também é destacada. O transporte por contêineres na ferrovia reduz perdas de carga e diminui a ocorrência de furtos e acidentes nas estradas. "A operação multimodal proporciona uma logística mais eficiente e segura", afirma Alessandra Gamero, Head de Logística da Syngenta, um dos principais clientes da rota.
Com essa nova operação, a Brado amplia seu portfólio de clientes, que inclui grandes empresas como Ypê, Heineken, Colgate e Ajinomoto. A possibilidade de estocar mercadorias em trânsito é um diferencial oferecido aos clientes, permitindo que distribuidores comprem cargas sem a necessidade imediata de espaço físico para armazenamento.