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DaimlerChrysler moderniza sistema de armazenamento de cabinas

Por Redação em 28 de agosto de 2006 às 17h57 (atualizado em 10/05/2011 às 16h42)

Produtos e tecnologia foram desenvolvidos pela Scheffer Logística

A DaimlerChrysler instalou, no mês de fevereiro, em sua planta de São Bernardo do Campo (SP) um sistema de armazenagem de cabinas desenvolvido pela Scheffer Logística. Desenvolvido para ampliar a capacidade de armazenagem dos modelos utilizados nos caminhões da marca Mercedes-Benz, o Depovert tem 124 posições de skides/cabinas, 23 metros de altura e 60 metros de comprimento, recebendo as peças da linha de montagem de cabinas e abastecendo as linhas de produção de caminhões leves, médios e pesados. O desenvolvimento do projeto e sua instalação demandaram seis meses.

Os objetivos da montadora eram adequar as instalações existentes para armazenagem e ganhar maior agilidade no processo de abastecimento das linhas. “Precisávamos de um sistema que permitisse o armazenamento de todas as cabinas da nossa linha de produção, inclusive as mais pesadas”, explica Alfredo San Miguel Cáceres, gestor do projeto e engenheiro de Planejamento da Produção de Caminhões da DaimlerChrysler. “Além disso, concentrar todas as cabinas em um único armazém aumenta a rapidez no abastecimento para as linhas de produção de veículos”.

Para atender às necessidades da montadora, os técnicos da Scheffer discutiram as melhores soluções e adequaram a tecnologia e as estruturas às exigências da DaimlerChrysler. “O sistema precisava ser reforçado e ampliado. Com isso, a instalação ganhou novos transportadores – sistemas de entradas e saídas, mesas de roletes e correntes, mesas de transferência e mesas giratórias –, transelevador, elevadores, pontes rolantes e dispositivos de montagem”, explica Afif Miguel Filho, diretor da Scheffer. “O Depovert teve a sua capacidade de carga duplicada, passando de 1.000 kg por unidade para 2.000 kg por unidade, e, além disso, desenvolvemos internamente um software para gerenciamento com interface compatível com o sistema Mainframe existente dentro da montadora”, completa.

Esta interface entre os sistemas possibilita a troca de informações com a base de dados SQL Server. O software registra todas as informações sobre as cabinas montadas – cor, tamanho, modelo, itens e acessórios – e sincroniza-as com os dados da linha de produção. Quando o pedido entra em produção, a linha de cabinas já começa a preparar o modelo para o caminhão que está sendo montado.

Quando a cabina fica pronta, ela segue para o Depovert e o software reconhece as informações da peça, armazenando-a em uma das 124 posições. Ao ser solicitada por uma das linhas de montagem, a cabina correspondente é localizada pelo sistema e retirada do depósito, sem a necessidade de interferência humana.

“O gerenciamento do Depovert controla todas as funcionalidades do armazém de forma independente. Além disso, gera relatórios para sua administração e permite a visualização remota na tela de todos os painéis em determinado momento da operação”, detalha Cáceres. Antes da instalação do novo depósito vertical, os processos eram manuais e dependiam do operador do armazém para a checagem das cabinas. Agora o sistema gerencia o processo, gera relatórios, permite a visualização dos processos em outros pontos da fábrica e garante a manutenção remota, reduzindo o tempo de equipamento parado.

www.schefferlogistica.com.br

www.daimlerchrysler.com.br

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