A DHL Supply Chain, especializada em armazenagem e distribuição, implementou um projeto para a Nissan que visa modernizar a gestão de estoque e otimizar a distribuição de peças de reposição no Brasil. Desde abril, a empresa está responsável pelo transporte e armazenagem das peças no Centro de Distribuição (CD) da Nissan em Itatiaia (RJ) e em outras localidades.
A DHL Supply Chain realiza o transporte das peças por rodovia e via aérea, utilizando o Hub aéreo de Guarulhos e o aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro. A distribuição pode ocorrer diretamente da fábrica em Resende (RJ) para destinos no Rio de Janeiro ou ser encaminhada para a Matriz de Transportes em Jandira e o Hub aéreo em Guarulhos, facilitando a conexão com a malha de distribuição nacional. A operação inclui a rastreabilidade completa das cargas por meio do sistema DHL MySupplyChain e a utilização de veículos elétricos em áreas urbanas.
A gestão de armazenagem é totalmente digitalizada, incorporando práticas como cartonização e inteligência artificial para a separação de pedidos. A cartonização agrupa itens de um mesmo pedido em caixas especialmente preparadas, otimizando o acondicionamento e reduzindo erros e avarias. A inteligência artificial analisa a demanda e a localização das peças, ajustando o posicionamento no estoque para melhorar a eficiência.
Vanessa Pelintra, Diretora de Operações da DHL Supply Chain, destaca que a empresa fez um grande investimento tecnológico para alcançar alta acuracidade de inventário e reduzir erros, preparando a operação para um período de retomada. Leonardo Aredias, Diretor de Pós-Vendas da Nissan do Brasil, ressalta a importância da eficiência e agilidade no pós-venda, enfatizando a busca contínua por novas tecnologias e processos.
A operação também conta com o Projeto Formare, que visa capacitar jovens para o mercado de trabalho, apoiando a contratação de novos colaboradores.