Powerpad transmite as informações das remessas online
O Brasil é o primeiro país do Cone Sul a implantar o Powerpad, computador de mão portátil e leve, com tecnologia wireless, que permite enviar e receber informações online. O novo equipamento já está em funcionamento nos quatro centros da FedEx no Brasil, em Campinas, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo e logo estará também na Argentina e no Chile.
A nova tecnologia chegou a São Paulo e Campinas em março e, após pouco mais de um mês de uso, foi implantada nas outras capitais neste mês. Segundo Jane Nunes, gerente de Televendas da FedEx, o equipamento é bastante diferente do anterior, o SuperTracker. “O Powerpad é equipado com tecnologia bluetooth e General Packet Radio Service (GPRS), permitindo que a transmissão de dados seja instantânea e possa ser feita de qualquer lugar do mundo”, diz Jane. Com o SuperTracker, não era possível transmitir dados online e as informações só chegavam ao sistema da FedEx na hora do almoço ou no final do dia, quando os couriers retornavam.
Com a implementação do novo computador de mão, o sistema da FedEx é abastecido a todo o momento. “O novo sistema agilizou a informação para o cliente, pois agora ele tem a informação sobre a sua entrega de forma mais eficiente e rápida”, diz Jane. Como o serviço é novo, seu impacto na qualidade das entregas ainda não foi avaliado com números mas, segundo Jane, os couriers também aprovaram a mudança. “No começo, alguns tinham medo da tecnologia, mas agora dizem que facilitou o trabalho, principalmente na hora de fazer a rota para as entregas”, diz. O Powerpad permite que a assinatura do destinatário seja feita no próprio aparelho e também enviada para a central.
A nova tecnologia está sendo usada em todo o mundo pela FedEx e o Brasil acompanha os Estados Unidos na implementação do Powerpad. “Esse projeto é parte do investimento de cerca de US$ 1 bilhão por ano da FedEx”, lembra Jane. A intenção da companhia é fazer a migração completa de seus serviços para o PowerPad até 2007.