A previsão do e-commerce para este ano é de atingir R$ 185,7 bilhões. No mês de abril, as vendas no varejo cresceram 30,6%, em comparação a 2019, na pré-pandemia. Com esse cenário positivo, os operadores logísticos esperam um aumento de até 40% na movimentação de produtos no Dia das Mães.
A expectativa das empresas é que o comércio eletrônico seja o protagonista, corroborando com a teoria do setor de que a experiência do consumidor com as compras on-line durante a Covid-19 foi positiva, ajudando a aumentar a confiança nessa modalidade. Os dados compõem uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) junto aos seus filiados, que se dizem preparados para atender a demanda prevista para a data, considerada um dos maiores eventos sazonais para o comércio.
De acordo com os operadores logísticos, os principais itens adquiridos nesse período costumam ser cosméticos, chocolates, itens de vestuário, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e aparelhos celulares. Atualmente, o segmento de cosméticos é atendido por 65% dos operadores logísticos, seguido pelo de alimentos processados (61%) e eletroeletrônicos (60%), conforme os dados do último estudo com o perfil da atividade no país desenvolvido pela Abol junto ao Instituto Ilos de Logística.
LEIA TAMBÉM: RJ perde transporte de cargas para outros estados devido ao esvaziamento do Galeão, diz Firjan na Câmara
Conforme os dados da pesquisa da associação, a maior preocupação dos operadores logísticos é com o last mile (60%). A nova realidade tem levado, inclusive, o setor a ficar mais atento a questões como a rastreabilidade dos produtos, evitando intercorrências no processo.
"Com a aceleração da transformação digital gerada pela pandemia, os operadores logísticos passaram a estar ainda mais preparados para datas sazonais e de alta demanda como o Dia das Mães. A pesquisa feita pela Abol mostra que os OLs estão evoluindo cada vez mais, acompanhando os anseios do novo consumidor", destacou a diretora executiva da Abol, Marcella Cunha.