Projeto para implantação de ERP é o primeiro passo da empresa
Empresa de transporte de carga especializada na Região Centro-Oeste, o Mira Transportes inicia este ano um projeto de investimento em diferenciais tecnológicos com o objetivo de dinamizar a sua atuação no mercado. Para isso, optou por implementar inicialmente um novo sistema de gestão empresarial (ERP) desenvolvido pela softwarehouse sueca IFS.
O Grupo Mira, que é formado pelo Mira Transportes e a Target Logistics, está contando com a consultoria da IDS Scheer neste projeto. “Nós os assessoramos no diagnóstico do negócio e desenhamos uma solução. Havia a necessidade de a transportadora ter sistemas de informação que permitissem a otimização dos processos da empresa e começamos então um trabalho para saber qual era a melhor alternativa de ERP disponível no mercado para eles”, explica Francisco Amaral, diretor-executivo da IDS Scheer. A consultoria desenvolve soluções para o gerenciamento de processos empresariais e oferece um portfólio completo para business process excellence, incluindo metodologias, softwares e soluções.
Segundo Amaral, foram avaliados 12 fornecedores de sistemas ERP e os dois principais motivos que levaram à escolha da solução da IFS foram o fato de a tecnologia utilizada pela empresa sueca ser originalmente web, ou seja, foi desenvolvida para rodar na internet, e também por ser um sistema operacional totalmente modular, que permite ao usuário adequar o sistema aos seus processos de negócio. “Este recurso permite à empresa compor a sua solução de acordo com as suas necessidades em determinado momento. Esta é uma tendência hoje no mercado de ERP”, completa ele.
Com o foco inicial na gestão financeira e contábil, a implantação do ERP será a primeira parte do projeto do Mira na mudança de seus sistemas de gestão. Paralelamente, a transportadora começará a atualização da solução para a divisão operacional dos negócios, que será desenvolvida internamente e também contará com a participação da IDS.
“Este é um projeto com duração de dois anos. Esta primeira fase voltada para a área contábil tem previsão de implantação em seis meses, e, em paralelo, já estamos trabalhando no desenho do sistema operacional, que deve estar pronto em um ano”, explica Amaral. O projeto também contempla o desenvolvimento de um programa CRM (Gerenciamento de Relacionamento com os Clientes, da sigla em inglês) e uma aplicação business intelligence que permitirá ao nível executivo a gestão dos indicadores de performance do negócio.
A solução estará disponível em todas as filiais da empresa e também em algumas operações conjuntas. O investimento total será de US$ 1 milhão na implantação do sistema de ERP, dos quais 700 mil serão destinados ao software e 300 mil aos serviços. Espera-se um aumento de 30% na produtividade com a implantação do novo sistema.