A Mafra Hospitalar, empresa que faz parte do ecossistema Viveo, anunciou o seu reposicionamento de marca e passou a se chamar Mafra. Além disso, a empresa também unificará as operações de outras seis empresas: Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Tecno4, PHD Produtos Hospitalares, Medcare e Expressa.
"Teremos uma identidade única. A marca Mafra é forte e reconhecida, por isso todas as empresas que fazem distribuição e que estão no canal hospitalar da Viveo, passarão a ser Mafra. Com a integração teremos um CRM (Customer Relationship Management) único", explica Vilson Schvartzman, Vice-Presidente Comercial de Distribuição e Operações Logísticas da Viveo.
LEIA TAMBÉM: Diretor da Viveo defende regulamentações da Anvisa nas operações de logística: Vemos com bons olhos
O executivo ainda disse que a companhia está fazendo a adequação em todos os centros de distribuição e implantando um único sistema de gerenciamento, o Warehouse Management System (WMS) da Sênior Sistemas, que contribuirá para que os processos se tornem mais ágeis. No entanto, essa fase de padronização de gestão dos centros de distribuição ainda está na etapa inicial. Em 2022, esta divisão da Viveo, que agora será conhecida como Mafra, obteve R$ 7.8 bilhões em receita bruta.
"A Mafra terá um portfólio diferenciado de produtos e serviços, uma estrutura robusta com centros de distribuição bem localizados e uma frota eficiente, que atende todas as capitais em 24h e outras localidades em até 48h, cumprindo seu papel de acelerar a saúde no Brasil. Além de ser mais consultiva em toda a experiência, da venda ao pós-venda, com serviços diferenciados que agregam valor à distribuição. Seremos uma companhia one stop shop da distribuição, uma vez que passaremos a ser a única empresa a atender todos os segmentos de saúde: Oncologia, Especialidades, Materiais descartáveis e Produtos técnicos. Com a integração das empresas pretendemos ampliar nosso market share", explica Schvartzman.
Investimentos
A Viveo anunciou um investimento de R$ 10 milhões na implementação do novo sistema de gerenciamento, o WMS. De acordo com a companhia, a solução dita o ritmo de trabalho da operação logística, indicando o melhor caminho e o mais rápido para coleta dos produtos. A expectativa é que até dezembro deste ano todos os 20 centros de distribuição da empresa contem com a tecnologia instalada e integrada, que será responsável por gerenciar aproximadamente 110 mil metros quadrados de armazenagem. A alteração na infraestrutura ocorre após a Viveo iniciar um plano de expansão de seis CDs e uma nova unidade no Sul.
O novo sistema já foi implantado nos CDs de Pouso Alegre (MG), Recife (PE) e Indaial (SC). Neste mês de março, o CD de Nova Santa Rita (RS) passará a contar com a solução e nos próximos meses, cerca de dois ou três CDs serão readaptados mensalmente.