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MRS amplia contrato com a CBA

Por Redação em 3 de maio de 2006 às 15h30 (atualizado em 28/04/2011 às 14h04)

Empresa também comemora os bons resultados do primeiro trimestre

A MRS Logística, que opera a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal, e a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do grupo Votorantim, fecharam acordo que vai ampliar em 30% a quantidade de bauxita transportada pela MRS para a fábrica da CBA em Alumínio (SP). Em parceria, as duas empresas reformarão 70 vagões, permitindo que a carga mensal passe de 130 para 170 mil toneladas.

Segundo Caio Sérgio de Mello Sarham, gerente de Negócios para o Grupo Votorantim e de Siderurgia em São Paulo, ainda não é possível precisar quando os vagões estarão em funcionamento. “Será uma entrada gradual, a partir de janeiro de 2007”, diz ele. “E uma operação dessas tem muitas variáveis que não podem ser completamente previstas”, afirma. Em expansão, a CBA vai precisar de mais bauxita, minério utilizado para a obtenção do alumínio.

Com os 70 vagões do tipo gôndola, a frota da MRS a serviço da CBA vai passar de 250 para 320 vagões. Todos eles entrarão na linha que abastece a fábrica da CBA em Alumínio com bauxita proveniente de Cataguazes (MG). Nesta linha, o produto segue pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) até Barão de Angra, no distrito de Paraíba do Sul (RJ), onde é feito o transbordo para a MRS, que leva a bauxita até Alumínio.

Contêineres

A ampliação da frota é mais uma boa notícia para a MRS, que teve aumento de 22% no transporte de carga conteinerizada no primeiro trimestre de 2006 em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março, foram transportados 30,5 mil TEUs, enquanto que no mesmo período de 2005 esse número ficou em 25 mil TEUs.

Segundo Fernando Poça, gerente de Negócios de Contêiners e Siderurgia em São Paulo e Minas Gerais, as rotas Sepetiba-Vale do Paraíba e Rio de Janeiro-Belo Horizonte tiveram o crescimento mais expressivo. “Na primeira, temos clientes como Pilkington, Johnson & Johnson, MWL e Novelis”, diz ele. “Na outra temos a Daimler-Chrysler, que está fazendo o Classe C em Juiz de Fora e precisa das peças importadas, que chegam em grande volume pelo Porto do Rio de Janeiro”, afirma, lembrando que esse aumento significa, em receita, um crescimento de 26%.

De 2004 para 2005, a MRS teve crescimento de 30,9% no transporte em TEUs, passando de 91.974 para 120.370. Para 2006, a previsão é de que o crescimento seja de 13%, ou seja, 136 mil unidades. Segundo Poça, a MRS vem conseguindo muitos clientes e até o final do ano tem como objetivo inaugurar uma nova rota no Rio de Janeiro. “Na nossa malha, a única região em que não atuamos é a de Porto Real, Resende e Floriano, que tem indústrias muito interessantes”, diz.

www.mrs.com.br
www.aluminiocba.com.br

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