Ibovespa
128.036,01 pts
(-1,45%)
Dólar comercial
R$ 5,92
(1,87%)
Dólar turismo
R$ 6,13
(1,74%)
Euro
R$ 6,25
(2,75%)

Metropolitan aposta na entrega personalizada

Por Redação em 24 de abril de 2006 às 16h22 (atualizado em 28/04/2011 às 11h37)

Empresa amplia estratégia para continuar avançando no setor de telefonia celular

Metropolitan aposta na entrega personalizada
Os últimos dados sobre o número de usuários de telefones celulares mostram queda no ritmo de crescimento e, para continuar tendo sucesso neste mercado, a Metropolitan Logística decidiu atender também ao consumidor. Até o ano passado, a empresa fazia entregas normalmente para o varejo, mas quando era preciso levava os aparelhos para clientes VIP ou que tinham necessidades especiais. Analisando o mercado, no entanto, a operadora logística se deu conta de que poderia inovar. “Nos percebemos que essas entregas não eram exceção, mas sim a regra”, diz Cristiano Baran, diretor da empresa.

Dessa maneira, a Metropolitan faz, desde o início de 2006, entregas personalizadas para os consumidores de celulares das capitais do Brasil a partir de oito CDs, incluindo o de Barueri (foto). “Vamos apostar na entrega individualizada, na comodidade, serviço que começa a ganhar corpo nas operadoras”, afirma Baran. A Metropolitan não faz revelações sobre a fase de testes, mas sabe-se que, durante este período, foram feitas três mil entregas personalizadas por mês. “O nosso objetivo é chegar a 35 mil por mês até o meio do ano”, diz.

A maior parte do investimento da Metropolitan foi em sistemas e no treinamento específico dos funcionários. “Estamos afinando o perfil dos profissionais. O entregador tem que ser articulado, organizado e muito educado”, conta. Desde o ano passado, a empresa gastou R$ 1 milhão com o projeto.

Para gerir o novo processo, a empresa usa um WMS da Inovatech e um TMS da Benner. “Ainda temos um terceiro portal, uma espécie de Business Intelligence, que busca as informações as disponibiliza para os clientes”, diz Baran. Entre os clientes da Metropolitan estão TIM, Brasil Telecom, Vivo, Siemens, Nokia e Venko. Além da logística, a empresa também realiza a pré-programação dos aparelhos (inserção de código da cidade e operadora, entre outras funções).

Responsável pela expedição de mais de 30 milhões de celulares (mais de 35% do número de aparelhos em atividade no País), a Metropolitan teve faturamento de R$ 54 milhões em 2005, que representa crescimento de 29% frente ao ano anterior. Para 2006, a expectativa de crescimento é de 13%. “Esse ano, com eleições e Copa do Mundo, o mercado está estranho, pouco ativo”, diz Baran.

www.metrolog.com.br
www.inovatech.com.br
www.benner.com.br

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar