A UPS está lançando no Brasil uma nova ferramenta de informação baseada na internet que vai simplificar o monitoramento de envios de importação e exportação para seus clientes. Trata-se do Quantum View Manage, um conjunto de soluções aplicável a empresas de diferentes tamanhos e níveis de operação variáveis.
Ela permite o acompanhamento completo da remessa e a audita para a correta classificação, arquivando eletronicamente os dados. Isso evita erros e atrasos por preenchimento incorreto dos dados. Além disso, permite ao usuário priorizar ações e agir de acordo com informações obtidas ao redor do mundo, melhorando os serviços.
Com o Quantum View Manage, os remetentes podem visualizar e filtrar informações de transporte para contas múltiplas, sabendo com precisão o status da remessa – se em trânsito, em processamento ou se já foi entregue – e o porquê dos atrasos, se ocorrerem. O sistema também notifica automaticamente múltiplos destinatários, via e-mail, por meio da ferramenta Quantum View Notify.
Segundo Bruno Ehlers, gerente de TI da UPS, esta é uma grande diferença em relação aos sistemas usuais de tracking, que exigem que o usuário faça uma busca para conhecer o status de sua carga. “Com o Quantum View Manage, essa atividade é passiva, pois a cada manuseio o cliente é informado automaticamente em seu e-mail”.
De acordo com o gerente, a ferramenta é um gerenciador de informações que tem a vantagem de ser portável para a maioria dos sistemas operacionais, e o cliente pode gerenciar o andamento do pedido através de um número fornecido pela UPS.
Ele realiza a análise financeira, qualitativa e quantitativa do que é enviado e recebido, integrando-se a outras ferramentas da UPS e a sistemas legados de clientes, tanto ERPs como sistemas de chão de fábrica. Com ele, o usuário pode criar maneiras personalizadas de visualização, optando pelas informações mais relevantes. E, a partir delas, os vários departamentos podem tomar as ações cabíveis a cada um.
“A utilização do Quantum View Manage pode trazer uma economia de 16 dias úteis por ano, pegando-se o exemplo de uma empresa que realize 70 envios por mês, permitindo ainda uma avaliação criteriosa das operações, reduzindo a necessidade de pessoas envolvidas na operação”, exemplifica Juliana Vasconcelos, gerente de Marketing Mercosul da UPS.
O uso da ferramenta é gratuito para os clientes UPS. “Ela está dentro de um pacote de serviços que a empresa está oferecendo para seus clientes, pois há muito tempo deixamos simplesmente de vender fretes. Nossa meta é orientar o cliente em como gerenciar melhor suas operações e ser mais eficiente, e para isso investimos US$ 1 bilhão no mundo todo –US$ 18 milhões apenas na América Latina – no desenvolvimento de TI”, complementa a executiva.