Dentre as alterações estéticas implementadas no produto, destacam-se a nova grade dianteira cromada, máscara negra em torno do pára-brisas, novo painel de faróis, molduras de faróis cromados, novas entradas frontais de ar, novo pára-choque, novas saias da cabina e dos tanques de combustível e novo conjunto de pega-mão interno.
Os principais ítens de conforto são novo isolamento térmico na alavanca de câmbio, bancos com nova densidade da espuma e padronagem de tecido, escapamento horizontal, volante basculante e retrátil, maior capacidade do sistema de refrigeração do motor e do condensador remoto de ar-condicionado, novo tacômetro com faixas de operação coloridos e, ainda no ítem conforto, ressalta-se a melhoria da suspensão dianteira e novos amortecedores que reduzem as vibrações da cabina. As cores disponíveis para a cabina são a branca, prata, vermelha e azul.
A motorização dos caminhões 9800i embarcados para a América Latina continua sendo Cummins ISM, eletrônico de 380 a 405 HP e os vendidos para a África do Sul e Nova Zelândia são equipados pelo Cummins eletrônico ISX, de 475 HP. A direção dos veículos destinados à África do Sul e Nova Zelândia está posicionada à direita, já que naqueles países prevalecem as leis de trânsito inglesas.
O 9800i é adequado no segmento de dupla tração traseira (6x4) principalmente para operadores logísticos de longos percursos e escoamento de safras, conforme atestado em vários mercados no exterior. O modelo para América Latina tem um índice de nacionalização em torno de 65 %. Os veículos para África do Sul e Nova Zelândia atingem cerca de 40 % de nacionalização.