A Jungheinrich apresentou ontem ao mercado brasileiro seus novos modelos para as linhas de empilhadeiras e transpaleteiras. São cinco lançamentos importados da Alemanha, que estão disponíveis para venda, comercialização e locação no Brasil a partir de agora. As novidades foram apresentadas durante evento da empresa em São Paulo, denominado Estação de Trabalho Jungheinrich. O evento contou com a participação de clientes e profissionais da empresa, que fizeram a apresentação e demonstração dos equipamentos. Os lançamentos incorporam evoluções tecnológicas desenvolvidas pela matriz da empresa em Hamburgo (Alemanha).
Veja abaixo os lançamentos:
A ECR 327-336 é uma transpaleteira elétrica “end rider”, para operador embarcado e cargas fora do padrão brasileiro (2.700 a 3.600 kg), para uso interno. Destinada ao transporte horizontal em movimentação simples e seleção de pedidos no nível do solo, vem equipada com motor AC de corrente alternada, que proporciona maior autonomia, melhores ciclos de manutenção e melhor desempenho. No painel, horímetro com indicador de códigos de falha, chave eletrônica e três programas de velocidade. O equipamento é indicado para uso em docas e para percursos de longas distâncias, já que atinge uma velocidade de 15 km/h.
A ERE 120 é uma versão de outra transpaleteira elétrica da Jungheinrich, a ELE 224, diferindo apenas na capacidade de carga, dentro do padrão europeu de 2.000 kg (a ELE 224 possui capacidade para 2.400 kg); e na incorporação do motor AC, ausente na ELE 224. O equipamento é para operador embarcado em plataforma retrátil ou a pé, de uso exclusivamente interno e com cargas sem empilhamento. Realiza o transporte horizontal em movimentação simples, com opção para ambiente frigorificado; possui garfos de diversos comprimentos, horímetro com indicador de códigos de falha e três programas de velocidade. O equipamento possui bom desempenho em carga e descarga de caminhões e contêineres.
A EJC 214-216 é uma empilhadeira elétrica patolada para operador embarcado em plataforma retrátil ou a pé, indicada para cargas até 1.600 kg e com elevação até 5,35 m. Pode vir equipada com mastros ZT (duplo e simples), ZZ (duplo com elevação livre) ou DZ (triplo). Para uso interno, é equipada com motor AC e válvula proporcional para elevação e descida dos garfos, o que permite o controle da velocidade e proteção da carga. O timão é localizado na lateral do equipamento, para segurança do operador nas operações que ele puxa a empilhadeira. A troca de bateria pode ser por içamento ou deslizamento lateral.
Já a ETV (Série 1) é uma empilhadeira elétrica retrátil, elétrica, para operador sentado e com capacidade de carga de 1.000 a 1.600 kg, com elevação de até 7,7 m e opções de mastros ZT, ZZ ou DZ. É indicada para uso interno, em ambiente frigorificado ou não, e vem equipada com motor AC, direção eletrônica 180º ou 360º opcional, freio regenerativo e indicador de energia regenerada. Possui deslocador lateral de garfos integrado e excelente ergonomia.
Por último, a Jungheinrich está lançando no Brasil a TFG (série 4), uma empilhadeira de contrapeso, a diesel ou GLP, pouco conhecida no Brasil, mas que já é produzida pela matriz alemã desde 1984. O equipamento é indicado para uso interno e externo, em piso irregular e ambiente agressivo. Segundo a empresa, só agora foi possível disponibilizar para o mercado brasileiro este produto, por conta da valorização do Real e de decisões estratégicas da matriz. A empilhadeira é para operador sentado, destinada a cargas de até 3.500 kg. É uma máquina robusta, dotada de motor industrial de alta performance, e pode trabalhar em rampas de até 27º a plena carga. A velocidade de percurso é de 19 km/h. a TGF possui ainda direção hidrostática, deslocador lateral de garfos integrado e pneus superelásticos (standard), indicador de combustível e horímetro.
Fundada em 1953, a Jungheinrich possui três fábricas na Alemanha e inaugura, ainda este ano, nova planta industrial na China, além de estar presente em 30 países com filiais.Ela é a terceira maior fabricante de empilhadeiras do mundo e a maior com dedicação exclusiva à fabricação este equipamento. No Brasil, está presente desde 1962 e tem sede em Jundiaí (SP).