A Bridgestone Americas anunciou o investimento minoritário na empresa Tyrata, de gerenciamento de sensores e dados de pneus. Usando uma solução automatizada e econômica do tipo drive-over, que mede a banda de rodagem dos pneus, a Tyrata coleta dados de desgaste e oferece análises na nuvem. O investimento estratégico acelera os esforços da Bridgestone para implantar soluções avançadas de mobilidade que melhoram a segurança, a eficiência e a sustentabilidade das frotas.
“Com a tecnologia exclusiva da Tyrata, mais frotas terão a oportunidade de otimizar todo o seu programa, aumentando a segurança e reduzindo a pegada ecológica”, afirma Brian Goldstine, presidente de Soluções de Mobilidade da Bridgestone Americas. “Nossa parceria com a Tyrata permitirá reforçar e ampliar nosso portfólio de soluções de gerenciamento de pneus para frotas de todos os tamanhos, conforme avançamos rumo a uma mobilidade mais segura, eficiente e sustentável”.
A tecnologia IntelliTread da Tyrata substitui a verificação manual feita em pátios de estacionamento por um sistema tipo drive-over, que possui facilidade de instalação e conta com sensores resistentes ao clima e à poeira, garantindo medições mais precisas da profundidade das ranhuras da banda de rodagem. O sistema também tem a capacidade de detectar padrões de desgaste irregular nas frotas para otimizar a duração de cada pneu e, assim, diminuir os custos operacionais e garantir maior segurança nas operações.
A Bridgestone usará os dados e insights oferecidos pela plataforma para ajudar as frotas a maximizar a vida útil de todos os assets dos pneus, reduzir o tempo de inatividade relacionado a eles e promover práticas recomendadas para seu desempenho sustentável.
“O investimento da Bridgestone representa um marco muito significativo na validação da tecnologia e do modelo de negócios da Tyrata”, analisa Jesko von Windheim, CEO da Tyrata. “Estamos felizes por trabalhar com a equipe da Bridgestone e por ter acesso a um dos maiores canais de frotas do mundo.”