A AP Moller - Maersk anuncia que adquiriu a Visible Supply Chain Management (Visible SCM), empresa de logística voltada para o consumidor, com foco na entrega de encomendas e serviços de atendimento B2C nos Estados Unidos e com sede em Salt Lake City. Além disso, a companhia divulga a intenção de adquirir a B2C Europe Holding B.V. (B2C Europe), empresa de logística de negócios para o consumidor focada em serviços de entrega de encomendas na Europa, sediada na Holanda.
Segundo a empresa, as duas aquisições fortalecerão o conjunto de produtos de logística de e-commerce da Maersk, alinhado à sua transformação estratégica de negócios. “A Maersk se propôs a construir fortes capacidades de logística de comércio eletrônico que irão estender e reforçar nossa oferta de cadeia de suprimentos existente e criar oportunidades de crescimento. Hoje, os clientes contam com a abordagem de logística integrada e os serviços que a Maersk oferece. Combinando isso com os modelos operacionais e a proposta para Visible SCM e B2C Europe, permitiremos aos nossos clientes a desenvolver a sua oferta de e-commerce, ampliando o potencial das nossas parcerias estratégicas”, afirma o CEO da Maersk Ocean & Logistics, Vincent Clerc.
Ainda de acordo com o executivo, as aquisições fornecerão à Maersk uma plataforma de crescimento no e-commerce, onde os investimentos em digitalização e integração criarão sinergias significativas, além de fazerem diferença para a capacidade dos clientes de vender por meio de vários canais de forma eficaz. “Isso também nos permitirá ter uma oferta mais abrangente para clientes de pequeno e médio porte”, reforça Clerc.
Dentro da logística de comércio eletrônico, a Maersk revela que está construindo um negócio global leve e focado em duas capacidades principais – cumprimento B2C e Entrega B2C com base em um alicerce de tecnologia de comércio eletrônico forte e flexível. O plano é construir esses recursos nas três maiores regiões de e-commerce do mundo – Europa, América do Norte e Ásia.
O chefe global de Logística e Serviços da Maersk, Aymeric Chandavoine, afirma que a expansão contínua de portfólio de produtos de logística está apoiando os planos de longo prazo da empresa para ajudar os clientes a ter um melhor desempenho em qualquer ciclo de negócios. “Estou muito satisfeito em receber Visible SCM e estou ansioso para dar as boas-vindas ao B2C Europe e, juntos, aumentar nossa plataforma e recursos de e-commerce globalmente, a fim de construir o que poderíamos chamar de 'ciclo da fábrica para sofá', que define o sucesso da cadeia de suprimentos B2C.”
“Integrar nossa empresa com a Maersk se alinha aos nossos valores e objetivo estratégico de escalar nossos serviços para alcançar mais clientes com nosso modelo de negócios comprovado. Juntos, podemos ser um parceiro confiável em todas as cadeias de suprimentos dos clientes e levar nossa experiência B2C aos clientes da Maersk, com atendimento de vendas online, entrega de encomendas e visibilidade da cadeia de suprimentos de ponta a ponta”, afirma o CEO da Visible SCM, Jared Starling.
“Estamos orgulhosos e esperamos desempenhar um papel fundamental para permitir que a Maersk aprimore sua proposta de valor de logística integrada. Reunir nossa experiência e competências oferecerá aos clientes uma oportunidade única de assumir o controle e impulsionar a flexibilidade em suas cadeias de suprimentos B2C. Estamos muito ansiosos para a jornada à frente e para alavancar os pontos fortes de nosso negócio de entrega B2C com os clientes da Maersk”, diz o CEO da B2C Europe, José Vega Vazquez.
Negócio
O acordo junto à Visible SCM foi assinado em 28 de junho. Todas as aprovações regulatórias e condições de fechamento foram obtidas e satisfeitas, e as partes fecharam a transação com sucesso em 2 de agosto. O valor da transação é de US$ 838 milhões após o IFRS 16, correspondendo ao múltiplo EV/Ebitda de 13x, refletindo a perspectiva de crescimento e sinergias. Com base na previsão de 2021, a receita é estimada em cerca de US$ 550 milhões e com um Ebitda pós-IFRS 16 de cerca de US$ 65 milhões, refletindo uma margem de 11,8%.
Já junto à B2C Europe, os acordos definitivos da transação foram assinados em 5 de agosto. A transação está sujeita a condições de fechamento, incluindo aprovações regulatórias, e deverá ser concluída no quarto trimestre de 2021. O valor da transação é de US$ 86 milhões após o IFRS 16, o que corresponde a um EV/Ebitda de 11x, refletindo a forte perspectiva de crescimento. Com base na previsão de 2021, a receita é estimada em cerca de US$ 140 milhões e com um Ebitda pós-IFRS 16 de cerca de US$ 8 milhões, refletindo uma margem de 5,7%.
As sinergias cumulativas para ambas as transações de US$ 40 milhões no Ebitda são esperadas até 2023, excluindo custos de transação e integração.